Uma análise crítico-discursiva da polarização Ocidente/Oriente na polêmica sobre o ataque à revista Charlie Hebdo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v18i2.3110

Palabras clave:

Polêmica. Charlie Hebdo. Folha de S. Paulo. Polarização. Eurocentrismo.

Resumen

Este artigo é baseado na polêmica entre liberdade de expressão versus limites éticos para a prática do humor, que foi suscitado com o atentado à revista Charlie Hebdo, em 2015, buscando no escopo da Análise Crítica do Discurso, de Teun van Dijk (1998, 2005, 2015, 2016), e da Teoria da Polêmica, de Ruth Amossy (2017), indagar como as formas de apresentação e qualificação dos atores envolvidos interferem no debate e reacendem a polarização e posicionamentos entre Ocidentais e Orientais no discurso jornalístico brasileiro. A partir de análise de excertos de nove textos da Folha de S. Paulo, publicados logo após o ataque em 2015, analisamos a polarização entre grupos e as estratégias de descrição de atores envolvidos: por um lado, terroristas, muçulmanos (Orientais), que praticaram o atentado, e, por outro, vítimas (Ocidentais). Os resultados deste trabalho permitem observar a semântica eurocêntrica e a assimetria na cobertura desse acontecimento, que podem servir à análise de outros fatos violentos e recentes que dizem respeito à produção do humor, como também atualizam aspectos do discurso eurocêntrico na contemporaneidade a partir de uma articulação teórica inovadora.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Clara Partelli Marchete, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil

Graduada em Letras Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e mestre em Estudos Linguísticos pela mesma instituição.

Julia Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil

Graduada em Comunicação Social pela UFF, mestre e doutora em Linguística pela Unicamp.  Pós-doutora pela Duke University em Literatura, em Estudos culturais, no Programa Avançado de Cultura Contemporânea - PACC/UFRJ (2012-2013), e em Geografia urbana, na Universidade Federal Fluminense (2016). Professora associada da Universidade Federal do Espírito Santo, onde atua desde 2003 nas áreas de Linguística e Estudos Literários.

Publicado

2021-08-06

Cómo citar

Marchete, A. C. P., & Almeida, J. (2021). Uma análise crítico-discursiva da polarização Ocidente/Oriente na polêmica sobre o ataque à revista Charlie Hebdo. Revista Do GEL, 18(2), 88–104. https://doi.org/10.21165/gel.v18i2.3110