Uma análise crítico-discursiva da polarização Ocidente/Oriente na polêmica sobre o ataque à revista Charlie Hebdo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v18i2.3110

Palavras-chave:

Polêmica. Charlie Hebdo. Folha de S. Paulo. Polarização. Eurocentrismo.

Resumo

Este artigo é baseado na polêmica entre liberdade de expressão versus limites éticos para a prática do humor, que foi suscitado com o atentado à revista Charlie Hebdo, em 2015, buscando no escopo da Análise Crítica do Discurso, de Teun van Dijk (1998, 2005, 2015, 2016), e da Teoria da Polêmica, de Ruth Amossy (2017), indagar como as formas de apresentação e qualificação dos atores envolvidos interferem no debate e reacendem a polarização e posicionamentos entre Ocidentais e Orientais no discurso jornalístico brasileiro. A partir de análise de excertos de nove textos da Folha de S. Paulo, publicados logo após o ataque em 2015, analisamos a polarização entre grupos e as estratégias de descrição de atores envolvidos: por um lado, terroristas, muçulmanos (Orientais), que praticaram o atentado, e, por outro, vítimas (Ocidentais). Os resultados deste trabalho permitem observar a semântica eurocêntrica e a assimetria na cobertura desse acontecimento, que podem servir à análise de outros fatos violentos e recentes que dizem respeito à produção do humor, como também atualizam aspectos do discurso eurocêntrico na contemporaneidade a partir de uma articulação teórica inovadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Clara Partelli Marchete, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil

Graduada em Letras Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e mestre em Estudos Linguísticos pela mesma instituição.

Julia Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil

Graduada em Comunicação Social pela UFF, mestre e doutora em Linguística pela Unicamp.  Pós-doutora pela Duke University em Literatura, em Estudos culturais, no Programa Avançado de Cultura Contemporânea - PACC/UFRJ (2012-2013), e em Geografia urbana, na Universidade Federal Fluminense (2016). Professora associada da Universidade Federal do Espírito Santo, onde atua desde 2003 nas áreas de Linguística e Estudos Literários.

Downloads

Publicado

06-08-2021

Como Citar

Marchete, A. C. P., & Almeida, J. (2021). Uma análise crítico-discursiva da polarização Ocidente/Oriente na polêmica sobre o ataque à revista Charlie Hebdo. Revista Do GEL, 18(2), 88–104. https://doi.org/10.21165/gel.v18i2.3110

Edição

Seção

Artigos