O desafio do desenvolvimento de competências linguísticas de PLE por alunos chineses nas aulas on-line durante a pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v20i3.3542

Palabras clave:

Competência linguística. Ensino on-line. Pandemia. PLE. Metodologia Mista.

Resumen

A pandemia de COVID-19 colocou quase todo o setor educativo em atividade on-line a nível mundial, tendo a China sido um dos primeiros países a ser afetado. No entanto, devido às características do ensino on-line, o desenvolvimento das competências dos aprendentes pode encontrar desafios. No caso de ensino de línguas estrangeiras, as competências relativas a ouvir, falar, ler e escrever na língua alvo podem ser afetadas em diferentes graus devido às suas naturezas inerentes. Consequentemente, o desenvolvimento destas competências pode ficar desequilibrado. O presente trabalho visa investigar, entre as quatro competências linguísticas, quais foram mais (e menos) afetadas pelo surgimento de aulas on-line durante a pandemia na perspectiva dos alunos de português como língua estrangeira (PLE); e tentar analisar as razões para tal fenômeno. Adotando a metodologia mista, 66 aprendentes de PLE numa universidade em Macau responderam a um questionário, que constitui dados quantitativos; enquanto os dados qualitativos provêm de uma entrevista semiestruturada. Os resultados demonstram a desconcentração dos alunos nas aulas on-line bem como o papel indispensável do ensino presencial; e sugerem que as competências de compreensão e produção do oral foram relativamente menos desenvolvidas por causa da falta de interação sincrônica durante as aulas on-line.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ADNAN, M.; ANWAR, K. Online learning amid the COVID-19 pandemic: students’ perspectives. Journal of Pedagogical Research, Düzce, v. 1, n. 2, p. 45-51, 2020. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED606496.pdf. Acesso em: 18 jun. 2023.

ALMQUIST, S. G. Distributed learning and virtual librarianship. London: Bloomsbury Publishing, 2011.

AMINULLAH, A.; LOENETO, B. A.; VIANTY, M. Teachers’ attitudes and problems of using ICT in teaching EFL. English Review: Journal of English Education, Kuningan, v. 8, n. 1, p. 147-156, 2019. Disponível em: https://journal.uniku.ac.id/index.php/ERJEE/article/view/2324. Acesso em: 16 jun. 2023.

CRESWELL, J. W. Qualitative inquiry and research design: choosing among five approaches. 3. ed. London: SAGE Publications, 2013.

CRESWELL, J. W.; PLANO CLARK, V. L. Designing & conducting mixed-methods research. 3. ed. London: SAGE Publications, 2018.

GUSTIANI, S. Students’ motivation in online learning during covid-19 pandemic era: a case study. Holistics journal, v. 12, n. 2, p. 23-40, 2020. Disponível em: https://jurnal.polsri.ac.id/index.php/holistic/article/view/3029. Acesso em: 10 jul. 2023.

HERMIDA, J. F. A educação à distância: história, concepções e perspectivas. Revista HISTEDBR On-line, n. especial, p. 166-181, 2006. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/4919/art11_22e.pdf. Acesso em: 12 dez. 2023.

HODGES, C. B. et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency- remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 26 jun. 2023.

ITMEIZEH, M.; FARRAH, M. EFL instructors and learners’ perceptions towards utilization of online applications at Palestine Ahliya University and Hebron University. Universal Journal of Educational Research, v. 8, n. 8, p. 3310-3322, 2021. Disponível em: https://www.hrpub.org/journals/article_info.php?aid=10573. Acesso em: 10 jul. 2023.

JOHNSON, R. B.; ONWUEGBUZIE, A. J.; TURNER, L. A. Toward a Definition of Mixed Methods Research. Journal of Mixed Methods Research, v. 1, p. 112-133, 2007. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1558689806298224?journalCode=mmra. Acesso em: 22 jun. 2023.

JOHNSON, B. K.; ONWUEGBUZIE, A. J.; TURNER, L. A. Toward a definition of mixed methods research. Journal of mixed methods research, v. 1, n. 2, p. 112-133, 2007.

JOHNSTON, J. P. Creating Better Definitions of Distance Education. Online Journal of Distance Learning Administration, v. 23, n. 2, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/343916952_Creating_Better_Definitions_of_Distance_Education. Acesso em: 28 jun. 2023.

KEEGAN, D. J. On defining distance education. Distance education, v. 1, n. 1, p. 13-36, 1980. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0158791800010102. Acesso em: 28 jun. 2023.

KENTNOR, H. Distance education and the evolution of online learning in the United States. Curriculum and Teaching Dialogue, v. 17, n. 1&2, p. 21-34, 2015. Disponível em: https://digitalcommons.du.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1026&context=law_facpub. Acesso em: 21 jun. 2023.

KLIMOVA B. An insight into online foreign language learning and teaching in the era of COVID-19 pandemic. Procedia computer science, v. 192, p. 1787-1794, 2021. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877050921016793. Acesso em: 20 jun. 2023.

MOORE, M. Theory of transactional distance. In: KEEGAN, D. Theoretical principles of distance education. New York: Routledge, 1997. p. 22-38.

MOORE, M.; KEARSLEY, G Distance education: A systems review. Belmont: Wadsworth Publishing Company, 1996.

ROBERT M. B.; TONIA A. D. Survey of Instructional Design Models. 5. ed. Bloomington: Association for Educational Communications and Technology, 2015.

Publicado

2024-07-15

Cómo citar

Liu, C. J. (2024). O desafio do desenvolvimento de competências linguísticas de PLE por alunos chineses nas aulas on-line durante a pandemia. Revista Do GEL, 20(3), 193–212. https://doi.org/10.21165/gel.v20i3.3542

Número

Sección

Edição Temática