O comparativo de inferioridade em Língua Gestual Portuguesa: uma ausência motivada?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v22i1.3869

Palabras clave:

Línguas de Sinais. Graus dos adjetivos. Língua Gestual Portuguesa.

Resumen

Este breve estudo pretende descrever os processos de gradalização nos adjetivos em Língua Gestual Portuguesa (LGP). A investigação neste campo é escassa, havendo alguns artigos científicos para a American Sign Language (Wilbur, 2012; Koulidobrova, 2023). O interesse adveio de não conhecermos estudo semelhante para a LGP e de termos notado que tanto o grau comparativo como o superlativo se socorrem de mecanismos distintos das línguas orais, mas os mecanismos de marcação de grau são semelhantes a outras línguas gestuais/de sinais. Assim, através da consulta a informantes nativos, docentes de LGP, tentámos compreender como se materializam os graus dos adjetivos em LGP. Pedimos-lhes que produzissem frases nos diversos graus e que refletissem sobre essa produção. Este trabalho começa, pois, por uma brevíssima descrição da LGP, do sistema adjetival noutras línguas e, por fim, apresentamos os resultados e apontaremos algumas conclusões que assentam na nossa análise de dados e na reflexão dos informantes.

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Biografía del autor/a

Isabel Correia, Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), Coimbra, Portugal

Isabel Sofia Calvário Correia é Professora Adjunta de Nomeação Definitiva na Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra.  Coordenadora do Mestrado em Ensino de Língua Gestual Portuguesa na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. 

Investigadora Responsável da linha “Interpretação, Ensino e Investigação em Línguas de Sinais” afeta ao Núcleo de Investigação em Educação, Formação e Investigação da ESEC.  Autora de livros e artigos científicos na área das línguas de sinais.

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Publicado

2025-12-01

Cómo citar

Custodio, P. B., & Correia, I. (2025). O comparativo de inferioridade em Língua Gestual Portuguesa: uma ausência motivada? . Revista Do GEL, 22(1), 88–104. https://doi.org/10.21165/gel.v22i1.3869