O fone na sílaba e o verso na canção: interface lírico-fonética em Adriana Calcanhotto
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v22i1.3966Palabras clave:
Linguística. Fonoestilística. Canção. Adriana Calcanhotto.Resumen
Este trabalho busca investigar os procedimentos composicionais empreendidos por Adriana Calcanhotto, com enfoque sobretudo nos recursos sonoros. Para tanto, mobilizamos como aporte teórico a estilística (Cardoso, 2018; Martins, 1989), os estudos sobre canção (Cícero, 2012; Tatit, 2004, 2012) e a fortuna crítica sobre a artista (Aragão, 2013; Ferraz, 2016). O corpus de análise consiste em dois textos: “O surfista” e “Uns versos”. O primeiro se limita à composição escrita, enquanto o segundo conta com letra e música. A escolha foi feita com o intuito de observar como o estrato sonoro é trabalhado na letra sem registro fonográfico e como ele é explorado na canção que apresenta contraparte musical. O estudo permite confirmar a imagem de Calcanhotto como artista que prioriza a dimensão linguística da tessitura composicional. Esse cuidado transparece na seleção de sons, nos arranjos silábicos e nas possibilidades de desagregação vocabular, todos associados à constituição de sentidos no poema e na canção.
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