Marcadores metadiscursivos multimodais nos verbetes de dicionários de aprendizagem de inglês
DOI :
https://doi.org/10.21165/gel.v15i1.1849Mots-clés :
Verbete lexicográfico, Metadiscurso, Multimodalidade.Résumé
Neste artigo, são analisados recursos multimodais que desempenham a função metadiscursiva de diferenciadores das informações que compõem os verbetes dos dicionários de aprendizagem monolíngues Oxford Essential Dictionary (2009) e Collins COBUILD Illustrated Basic Dictionary of American English (2010). O estudo baseia-se em Kress e van Leeuwen (2006[1996]), no que diz respeito à teoria da multimodalidade dos textos; em Pontes (2009), no que se refere à elaboração multimodal do verbete; em van Leeuwen (2005), no que concerne ao conceito de contraste visual; e em Hyland (1998, 2000, 2007, 2017), no que tange aos estudos sobre o metadiscurso. Como critério para seleção dos verbetes dos dicionários, foram escolhidos exemplares representativos de cada tipo de marcação diferenciadora. Conclui-se que, em ambos os dicionários, elementos não verbais diversos desempenham um papel distintivo: tipos e tamanho de letras, cores, números, símbolos, sinais de pontuação e enquadres. Por fim, o usuário deverá compreender a função desses elementos, a fim de localizar a informação específica que procura no interior do verbete.Téléchargements
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Publié-e
2018-04-26
Comment citer
Ribeiro, L. A., & Pontes, A. L. (2018). Marcadores metadiscursivos multimodais nos verbetes de dicionários de aprendizagem de inglês. Revista Do GEL, 15(1), 38–62. https://doi.org/10.21165/gel.v15i1.1849
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