A polissemia do como...? nas diferentes condutas explicativas infantis produzidas em meio escolar
Mots-clés :
Aquisição de Linguagem. Condutas Explicativas. Relações Dialógicas.Résumé
A partir da análise da produção verbal de crianças de cinco anos, de uma creche da periferia de São Paulo, e de suas tentativas de explicação, nosso objetivo é refletir sobre capacidades perceptivas e representativas, bem como sobre diferentes dimensões de elaboração do sentido e da construção da referência. Para tanto, utilizamos diálogos entre as crianças e o pesquisador, levando em consideração o processo de desenvolvimento de condutas explicativas, as especificidades do trabalho linguageiro de cada criança, a articulação do discurso e o que as crianças utilizam para fundamentar as explicações. 0 foco deste trabalho são as questões como...? que, além do fato de serem as mais frequentes em nosso corpus, colocam em evidência a polissemia de tal unidade lingüística. A criança interpreta diferentemente as perguntas propostas pelo adulto, pois expressa uma grande variedade de respostas de acordo com o tipo de solicitação: modo de emprego, descrição da ação, relato pessoal etc. Vale ressaltar que a descrição do uso da linguagem contribui efetivamente para um melhor entendimento tanto das capacidades linguageiras infantis como também das condições de seu desenvolvimento.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)