A polissemia do como...? nas diferentes condutas explicativas infantis produzidas em meio escolar

Autores

  • Silvia Dinucci Fernandes
  • Zelita Caldeira Ferreira Guedes
  • Alessandra Delré

Palavras-chave:

Aquisição de Linguagem. Condutas Explicativas. Relações Dialógicas.

Resumo

A partir da análise da produção verbal de crianças de cinco anos, de uma creche da periferia de São Paulo, e de suas tentativas de explicação, nosso objetivo é refletir sobre capacidades perceptivas e representativas, bem como sobre diferentes dimensões de elaboração do sentido e da construção da referência. Para tanto, utilizamos diálogos entre as crianças e o pesquisador, levando em consideração o processo de desenvolvimento de condutas explicativas, as especificidades do trabalho linguageiro de cada criança, a articulação do discurso e o que as crianças utilizam para fundamentar as explicações. 0 foco deste trabalho são as questões como...? que, além do fato de serem as mais frequentes em nosso corpus, colocam em evidência a polissemia de tal unidade lingüística. A criança interpreta diferentemente as perguntas propostas pelo adulto, pois expressa uma grande variedade de respostas de acordo com o tipo de solicitação: modo de emprego, descrição da ação, relato pessoal etc. Vale ressaltar que a descrição do uso da linguagem contribui efetivamente para um melhor entendimento tanto das capacidades linguageiras infantis como também das condições de seu desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02-11-2006

Como Citar

Fernandes, S. D., Guedes, Z. C. F., & Delré, A. (2006). A polissemia do como.? nas diferentes condutas explicativas infantis produzidas em meio escolar. Revista Do GEL, 3, 189–204. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/332

Edição

Seção

Artigos