Memória discursiva e seus efeitos na produção identitária do sujeito político: o slogan na campanha eleitoral

Auteurs-es

  • Vera Lucia da SILVA
  • Fernanda Luzia LUNKES

Mots-clés :

Análise do Discurso. Eleição. Slogan Político. Marketing eleitoral.

Résumé

Nas campanhas eleitorais, os candidatos adotam técnicas e práticas discursivas persuasivas para seduzir o eleitorado e conquistar votos. O slogan político – frase de fácil memorização que expressa a essência de uma plataforma eleitoral, mediante palavras de ordem com um objetivo a ser atingido – é uma das diversas técnicas utilizadas pelos candidatos para promover sua imagem e/ou feitos no percurso de sua vida pessoal ou política. Propomos, neste artigo, ancoradas na linha teórica da análise de discurso (AD), analisar os efeitos de sentido produzidos na transmissão de slogans divulgados no horário gratuito de propaganda eleitoral (HGPE), na última semana da campanha para prefeito de Maringá, nas eleições de 2004.

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Publié-e

2010-12-29

Comment citer

SILVA, V. L. da, & LUNKES, F. L. (2010). Memória discursiva e seus efeitos na produção identitária do sujeito político: o slogan na campanha eleitoral. Revista Do GEL, 7(1), 145–155. Consulté à l’adresse https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/85

Numéro

Rubrique

Artigos