Memória discursiva e seus efeitos na produção identitária do sujeito político: o slogan na campanha eleitoral

Autori

  • Vera Lucia da SILVA
  • Fernanda Luzia LUNKES

Parole chiave:

Análise do Discurso. Eleição. Slogan Político. Marketing eleitoral.

Abstract

Nas campanhas eleitorais, os candidatos adotam técnicas e práticas discursivas persuasivas para seduzir o eleitorado e conquistar votos. O slogan político – frase de fácil memorização que expressa a essência de uma plataforma eleitoral, mediante palavras de ordem com um objetivo a ser atingido – é uma das diversas técnicas utilizadas pelos candidatos para promover sua imagem e/ou feitos no percurso de sua vida pessoal ou política. Propomos, neste artigo, ancoradas na linha teórica da análise de discurso (AD), analisar os efeitos de sentido produzidos na transmissão de slogans divulgados no horário gratuito de propaganda eleitoral (HGPE), na última semana da campanha para prefeito de Maringá, nas eleições de 2004.

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Pubblicato

2010-12-29

Come citare

SILVA, V. L. da, & LUNKES, F. L. (2010). Memória discursiva e seus efeitos na produção identitária do sujeito político: o slogan na campanha eleitoral. Revista Do GEL, 7(1), 145–155. Recuperato da https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/85

Fascicolo

Sezione

Artigos