Nível de proficiência em inglês de professores em formação inicial: um estudo sobre a visão de docentes de um curso de Letras e de especialistas da área

Autores

  • Eliana Kobayashi Instituto Federal de Educação, Tecnologia e Ciência de São Paulo (IFSP), Suzano, São Paulo, Brasil http://orcid.org/0000-0003-0021-8096
  • Barbara Cristina Gallardo Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil http://orcid.org/0000-0001-8055-0990

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v18i2.3107

Palavras-chave:

Nível de proficiência. Formação de professores de inglês. Testes de proficiência em língua inglesa.

Resumo

Este trabalho traz um recorte dos resultados de um amplo estudo realizado sobre o nível de proficiência em língua inglesa dos alunos em diferentes etapas do curso de Letras (Português/Inglês) de uma universidade pública, e questiona a relevância da aplicação de testes de proficiência para acompanhar a evolução dos alunos, do processo seletivo à graduação. São discutidas, neste artigo, as vozes de diferentes atores envolvidos direta e indiretamente no contexto investigado, como docentes e coordenador do curso, e especialistas da área de formação de professores e de avaliação em língua estrangeira. De natureza metodológica qualitativa, este trabalho utiliza entrevistas com questões abertas e a triangulação de dados para analisar em profundidade os dados coletados. Entre os resultados, foram identificadas visões distintas sobre o assunto, como um nível de proficiência mínimo variando entre B1 e C1 do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (Common European Framework of References for Languages – CEFR) a ser atingido no final do curso, as limitações das provas do vestibular e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) diante das habilidades linguísticas necessárias para o curso de Letras e a importância da aplicação de testes de proficiência, em diferentes momentos do curso.

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Biografia do Autor

Eliana Kobayashi, Instituto Federal de Educação, Tecnologia e Ciência de São Paulo (IFSP), Suzano, São Paulo, Brasil

IFSP - Câmpus Suzano

Barbara Cristina Gallardo, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil

Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e da Linguagem

Coordenação de Letras

Área: Língua Inglesa/ Linguística Aplicada

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Publicado

06-08-2021

Como Citar

Kobayashi, E., & Gallardo, B. C. (2021). Nível de proficiência em inglês de professores em formação inicial: um estudo sobre a visão de docentes de um curso de Letras e de especialistas da área. Revista Do GEL, 18(2), 66–87. https://doi.org/10.21165/gel.v18i2.3107

Edição

Seção

Artigos