O dizer de sujeitos-leitores presos nas algemas de mecanismos de normalização
The words of subject-readers trapped in the restraints of normalization mechanisms
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v21i2.3728Parole chiave:
Análise do Discurso. Leitura no cárcere. Remição de pena. Disciplina. Normalização.Abstract
Neste artigo, buscamos compreender o funcionamento discursivo da leitura dentro do cárcere como dispositivo de remição de pena com o objetivo de se analisar como se constituem, nesse processo, os sujeitos-leitores presos, engendrados pelas relações de poder e regime(s) de verdade(s) que determinam a ontologia política desses sujeitos que vivem sob uma rede de mecanismos de normalização. Sob a teoria da Análise do Discurso, tomamos como objeto para análise entrevistas efetuadas com apenados do Presídio Regional de Xanxerê/SC. Os resultados desse trabalho apontam que a materialidade discursiva analisada conjuga, no fio do discurso, a tentativa de os presos enunciarem conscientemente que a leitura muda a visão, muda a vida, abre caminhos, mas, sem poder controlar, irrompe o dizer inconsciente e escapa à formulação do caráter normalizador da leitura na prisão.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos do Estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de Estado. Tradução Walter José Evangelista e Maria Laura Viveiros de Castro. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.
BENTHAM, J. The rationale of reward. London: Robert Reward [1830], Nabu Press, 2012. Disponível em: www.bibliolife.com/store. Acesso em: 25 ago. 2021.
BRAGA, S. O travesti e a metáfora da modernidade. Palhoça: Ed. Unisul, 2010.
BRAGA, S.; SOUZA, T. D. S. O acontecimento do dispositivo de governo de uma necropolítica no Brasil. In: BUTURI JR, A.; FERNANDES, C. A.; BRAGA, S. Cartografias do contemporâneo V: crises de governamentalidade. Campinas: Pontes, 2023.
FERREIRA, M. C. L. Análise do Discurso e suas interfaces: o lugar do sujeito na trama do discurso. Organon, Revista do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, v. 24, n. 48, p. 17-34, jan./jun. 2010.
FONSECA, M. A. da. Michel Foucault e o direito. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
FOUCAULT, M. Segurança, território e população. Tradução Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008 [1977-1978].
FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. 19. ed. Tradução. Maria Thereza Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2009 [1976].
FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução Laura Fraga de Almeida Sampaio. 22. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012 [1971].
FOUCAULT, M. O corpo utópico, as heterotopias. São Paulo: n-1 Edições, 2013 [1967].
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Tradução Raquel Ramalhete. 42 ed. Petrópolis: Vozes, 2014 [1975].
LORENSET, R. B. C.; OLIVEIRA, F. Projeto de Extensão: direito e cárcere: remição da pena pela leitura. In: Anuário Pesquisa e Extensão Unoesc Xanxerê/Universidade do Oeste de Santa Catarina. Joaçaba: Editora Unoesc, 2020, v. 5, p. e23876. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/23876. Acesso em: 2 maio 2020.
LORENSET, R. B. C. Leitura e cárcere: (entre)linhas e grades, a constituição do sujeito-leitor pelo dispositivo de remição de pena. 2021. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229231. Acesso em: 7 jul. 2023.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução Eni Puccinelli Orlandi. 4. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2009 [1975].
PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução. Eni Puccinelli Orlandi. 6. ed. Campinas: Pontes Editores, 2012 [1983].
STÜBE, A. D. Tramas da subjetividade no espaço entre-línguas: narrativas de professores de língua portuguesa em contexto de imigração. 2008. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Revista do GEL

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)