AS REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE AS CAUSAS DA INDISCIPLINA NA ESCOLA: DE QUEM É A CULPA?

Autori

  • Elisabeth Ramos da Silva Universidade de Taubaté
  • Maria José Milharezi Abud Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v13i1.548

Parole chiave:

Formação de professores. Causas da indisciplina.

Abstract

Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com 20 professores de língua portuguesa do ensino fundamental e médio que se queixavam da indisciplina em sua escola. O objetivo foi investigar quais as representações docentes acerca dos fatores aos quais eles atribuem o comportamento inadequado dos alunos. Para tanto, foi solicitado a esses professores que respondessem à seguinte questão: Para melhorar a disciplina na escola, o que poderia ser feito? Certamente os fatores apontados por esses docentes indicam a quê ou a quem eles atribuem a culpa pelo comportamento inadequado dos alunos. As respostas foram analisadas segundo os constructos da Análise de conteúdo proposta por Bardin (2010). Os resultados revelaram que o professor responsabiliza principalmente a atuação docente como a maior causa dos atuais problemas de indisciplina na escola, isto é, nas representações desses docentes a culpa recai principalmente sobre sua própria atuação na sala de aula, o que acentua a sua desvalorização e a perda da autoridade junto aos alunos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Elisabeth Ramos da Silva, Universidade de Taubaté

Programa de Mestrado em Linguística Aplicada

Maria José Milharezi Abud, Universidade de Taubaté

Programa de Mestrado em Linguística Aplicada

Pubblicato

2016-06-23

Come citare

Silva, E. R. da, & Abud, M. J. M. (2016). AS REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE AS CAUSAS DA INDISCIPLINA NA ESCOLA: DE QUEM É A CULPA?. Revista Do GEL, 13(1), 87–106. https://doi.org/10.21165/gel.v13i1.548

Fascicolo

Sezione

Artigos