A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

Autores

  • Ana Cristina Biondo Salomão UNESP

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem de línguas. Formação de professores. Teoria sociocultural.

Resumo

Este artigo pretende traçar um histórico do desenvolvimento da formação de professores de línguas no Brasil e no exterior, assim como discutir os postulados da perspectiva sociocultural, de Vygotsky, como base teórica na qual a formação pode se ancorar na contemporaneidade. Uma vez que aprender a ensinar hoje é entendido como um processo longo e complexo de desenvolvimento, resultado da participação em práticas sociais e contextos associados ao ensino e aprendizagem, pretendemos discutir de que modo tal perspectiva teórica vem ao encontro de uma visão interpretativista da realidade e propicia elementos para a (re)construção e transformação das práticas docentes, colocando o conhecimento como íntima e dinamicamente ligado à experiência e destacando o papel do agenciamento humano em seu próprio desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-12-2013

Como Citar

Salomão, A. C. B. (2013). A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS. Revista Do GEL, 10(2), 42–76. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/18

Edição

Seção

Artigos