A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

Autores/as

  • Ana Cristina Biondo Salomão UNESP

Palabras clave:

Ensino e aprendizagem de línguas. Formação de professores. Teoria sociocultural.

Resumen

Este artigo pretende traçar um histórico do desenvolvimento da formação de professores de línguas no Brasil e no exterior, assim como discutir os postulados da perspectiva sociocultural, de Vygotsky, como base teórica na qual a formação pode se ancorar na contemporaneidade. Uma vez que aprender a ensinar hoje é entendido como um processo longo e complexo de desenvolvimento, resultado da participação em práticas sociais e contextos associados ao ensino e aprendizagem, pretendemos discutir de que modo tal perspectiva teórica vem ao encontro de uma visão interpretativista da realidade e propicia elementos para a (re)construção e transformação das práticas docentes, colocando o conhecimento como íntima e dinamicamente ligado à experiência e destacando o papel do agenciamento humano em seu próprio desenvolvimento.

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Publicado

2013-12-19

Cómo citar

Salomão, A. C. B. (2013). A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS. Revista Do GEL, 10(2), 42–76. Recuperado a partir de https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/18