Intercâmbio virtual em tempos pandêmicos: perspectivas de Teletandem autônomo

Autores

  • Victor César de Oliveira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Presidente Prudente, São Paulo, Brasil
  • Ariadne Beatriz Ávila Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Presidente Prudente, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2726-2476
  • Maisa de Alcântara Zakir Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Assis, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1792-3026
  • Rozana Aparecida Lopes Messias Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Assis, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v20i3.3590

Palavras-chave:

Intercâmbio Virtual. Teletandem Autônomo. Pandemia.

Resumo

As práticas oportunizadas por intercâmbios virtuais (O’Dowd, 2018) têm proporcionado contextos profícuos no que diz respeito ao ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. No âmbito dos estudos telecolaborativos, atuamos, especificamente, com as práticas de Teletandem (Telles; Vassallo, 2006, 2009, 2015), um ambiente de interações on-line e bilíngues que promove a troca linguística e cultural entre duas pessoas de países distintos. O presente trabalho, por meio de uma análise interpretativa de base qualitativa (Lüdke; André, 2013), enfoca relatos de participantes brasileiros sobre suas experiências com as interações on-line e seus efeitos em tempos pandêmicos, durante o primeiro semestre de 2020. Os dados coletados evidenciaram que as práticas telecolaborativas, além de maximizar o processo de ensino/aprendizagem e promover trocas interculturais, possibilitaram aos interagentes estabelecer contato afetivo, pelo fato de ocorrerem virtualmente, durante o isolamento social.

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Publicado

15-07-2024

Como Citar

Oliveira, V. C. de, Ávila, A. B., Zakir, M. de A. ., & Messias, R. A. L. (2024). Intercâmbio virtual em tempos pandêmicos: perspectivas de Teletandem autônomo. Revista Do GEL, 20(3), 237–254. https://doi.org/10.21165/gel.v20i3.3590

Edição

Seção

Edição Temática