Intercâmbio virtual em tempos pandêmicos: perspectivas de Teletandem autônomo
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v20i3.3590Parole chiave:
Intercâmbio Virtual. Teletandem Autônomo. Pandemia.Abstract
As práticas oportunizadas por intercâmbios virtuais (O’Dowd, 2018) têm proporcionado contextos profícuos no que diz respeito ao ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. No âmbito dos estudos telecolaborativos, atuamos, especificamente, com as práticas de Teletandem (Telles; Vassallo, 2006, 2009, 2015), um ambiente de interações on-line e bilíngues que promove a troca linguística e cultural entre duas pessoas de países distintos. O presente trabalho, por meio de uma análise interpretativa de base qualitativa (Lüdke; André, 2013), enfoca relatos de participantes brasileiros sobre suas experiências com as interações on-line e seus efeitos em tempos pandêmicos, durante o primeiro semestre de 2020. Os dados coletados evidenciaram que as práticas telecolaborativas, além de maximizar o processo de ensino/aprendizagem e promover trocas interculturais, possibilitaram aos interagentes estabelecer contato afetivo, pelo fato de ocorrerem virtualmente, durante o isolamento social.
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