“Será que vai aparecer um boy na sua vida?”: análise linguística do discurso de autoajuda para adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v15i1.1598

Palavras-chave:

Ethos, Discurso, Autoajuda.

Resumo

Este artigo pretende analisar o discurso de autoajuda para adolescentes sob uma perspectiva linguística. Ancorou-se em estudos da Análise do Discurso de linha francesa, mais precisamente na perspectiva enunciativo-discursiva desenvolvida por Dominique Maingueneau (2008b, 2008c, 2013). Examinou-se como as manobras linguísticas desse discurso promovem efeitos de sentidos estratégicos para os sujeitos da enunciação. Para tanto, selecionaram-se aleatoriamente como corpus três edições publicadas pela revista Capricho entre janeiro e março de 2015. A análise focalizou seções cuja cenografia é claramente de autoajuda: comportamento, horóscopo, sexo, moda, beleza. Os resultados apontam que o ethos do discurso de autoajuda para adolescentes reclama efeitos de autoridade, na manifestação de certeza e verdade que caracteriza o seu domínio, e de espontaneidade, em busca de envolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marize Barros Rocha Aranha

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-SP). Professora Adjunta IV do Departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). E-mail para contato: aranha.marize@gmail.com.

Cláuberson Correa Carvalho

Mestrando em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Licenciado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela UFMA. Revisor de Textos da UFMA. E-mail para contato: claubersoncc@gmail.com.

Downloads

Publicado

26-04-2018

Como Citar

Aranha, M. B. R., & Carvalho, C. C. (2018). “Será que vai aparecer um boy na sua vida?”: análise linguística do discurso de autoajuda para adolescentes. Revista Do GEL, 15(1), 195–219. https://doi.org/10.21165/gel.v15i1.1598

Edição

Seção

Artigos