Concepções e práticas de professores de ELE na avaliação de leitura

Concepciones y prácticas de profesores de ELE en la evaluación de lectura

Autores

  • Alessandra Gomes da Silva Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v19i1.3224

Palavras-chave:

leitura; avaliação; ELE

Resumo

Ler em língua estrangeira vem ganhando papel de destaque dentro das sociedades letradas, uma vez que permite ao sujeito o contato com diferentes repertórios interpretativos, podendo potencializar sua criticidade. Uma vez que a escola é um dos principais agentes do ensino da leitura em língua estrangeira e que a avaliação é parte integrante de todo sistema de ensino, este artigo se propõe a discutir as concepções docentes e a prática avaliativa de leitura em ELE dentro do ensino regular. Pretende-se apresentar um recorte dos dados de uma pesquisa em nível de mestrado sobre essa temática. Os resultados sinalizam carência de objetivos específicos para o desenvolvimento da leitura em ELE e a valorização do conhecimento sistêmico do idioma dentro do corpus de análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALDERSON, J. C. Assessing Reading. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação – uma introdução à teoria e métodos. Portugal: Porto, 1991.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006. Disponível: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf. Acesso em: 2 jun. 2019.

CASSANY, D. Tras las líneas. Sobre la lectura contemporánea. Barcelona: Anagrama, 2006.

CASSANY, D. Explorando las necesidades actuales de comprensión. Aproximación a la comprensión crítica. Lectura y Vida, Buenos Aires, v. 25, n. 2, p. 6-23, 2004.

CHARTIER, R. As revoluções da leitura no Ocidente. In: ABREU, M. (org.). Leitura, história e história da leitura. Campinas: Mercado das Letras, 1999. p. 19-31.

JORDÃO, C. M. Pedagogia Crítica e Letramento Crítico: farinhas do mesmo saco? In: ROCHA, C. H.; MACIEL, R. F. (org.). Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas: Pontes Editores, 2013. p. 69-90. (Coleção Novas Perspectivas em Linguística Aplicada, v. 33).

JORDÃO, C. M. O ensino de línguas estrangeiras: do código ao discurso. In: VAZ BONI, V. (org.). Tendências Contemporâneas no Ensino de Línguas. União da Vitória: Kaygangue, 2006.

KLEIMAN, A. Leitura: ensino e pesquisa. Campinas: Pontes, 1989.

SCARAMUCCI, M. V. R. O professor avaliador: sobre a importância da avaliação na formação do professor de língua estrangeira. In: ROTTAVA, L.; SANTOS, S. S. (org.). Ensino-aprendizagem de línguas: língua estrangeira. Ijuí: Editora da UNIJUI, 2006. p. 49-64.

SCARAMUCCI, M. V. R. Efeito retroativo da avaliação no ensino/aprendizagem de línguas: o estado da arte. Trabalhos em Linguística Aplicada , Campinas, v. 43, n. 2, p. 203-226, jul. 2004.

SCARAMUCCI, M. V. R. O papel do léxico na compreensão em leitura em língua estrangeira: foco no produto e no processo. 1995. Tese (Doutorado em Ciências) –Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.

SOLÉ, I. Ler, leitura e compreensão: sempre falamos da mesma coisa? In: TEBEROSKY, A. et al. Compreensão da leitura: a língua como procedimento. Porto Alegre: Artmed, 2003.

STREET, B. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

VASCONCELLOS, C. S. Avaliação da aprendizagem: prática de mudança por uma práxis transformadora. 5. ed. São Paulo: Libertad, 2003.

Downloads

Publicado

02-06-2022

Como Citar

Silva, A. G. da. (2022). Concepções e práticas de professores de ELE na avaliação de leitura: Concepciones y prácticas de profesores de ELE en la evaluación de lectura. Revista Do GEL, 19(1), 265–282. https://doi.org/10.21165/gel.v19i1.3224

Edição

Seção

Artigos