Atenção Conjunta em sala de aula no Ensino Remoto Emergencial: interações com criança surda

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DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v20i3.3555

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os elementos multimodais (McNeill, 2003) que dão sustentação às cenas de Atenção Conjunta no contexto de dois sistemas linguísticos distintos (Libras e Língua Portuguesa), em contexto virtual. A metodologia foi conduzida com base nos pressupostos teórico-metodológicos de pesquisa qualitativa e quantitativa de natureza interpretativista e como instrumento para o alcance do objetivo proposto. O lócus da pesquisa se deu na sala de aula remota de uma escola do município de João Pessoa-PB. Participaram da pesquisa uma criança surda com oito anos de idade, uma professora de sala regular do 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais; e dois intérpretes de Libras. Realizamos observações em sala de aula remota que ocorreu via Google Meet. Os resultados obtidos apontam o direcionamento do olhar como elemento de maior ocorrência, destacando a relevância desse elemento para a realização da interação em virtude da condição linguística visual do sujeito surdo e a recorrência do gesto de apontar; depreendeu-se, também, a relevância de se compreender o entrelace das produções multimodais nesses dois sistemas linguísticos. Por fim, destacamos a Atenção Conjunta como uma importante estratégia desenvolvida pelos intérpretes e/ou professora para o estabelecimento da interação com as crianças surdas.

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Publicado

2024-07-15

Como Citar

Sousa de Sena, F., Cavalcante, M. C. B. ., & Carvalho, L. S. F. B. . (2024). Atenção Conjunta em sala de aula no Ensino Remoto Emergencial: interações com criança surda. Revista Do GEL, 20(3), 306–332. https://doi.org/10.21165/gel.v20i3.3555

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Edição Temática