Abordagem discursiva de leitura de um vídeo digital
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v46i3.1521Palavras-chave:
leitura discursiva, vídeos-digitais, paráfrase, polissemiaResumo
Neste artigo, apresento uma abordagem didática de leitura de cunho discursivo, com base em um vídeo informativo disponibilizado no sítio eletrônico da revista Veja intitulado “Exploradores urbanos”. A proposta de leitura tem como objetivo apresentar possíveis encaminhamentos para a imagem em movimento, tendo em vista os conceitos: condições de produção, paráfrase, polissemia e a não transparência do dizer. Na prática de leitura implementada, vale destacar que o vídeo nos permitiu problematizar alguns aspectos relevantes ao ensino de leitura, dentre os quais: (i) as condições de produção e circulação de um vídeo cuja autoria está relacionada a uma agência e não à Veja; (ii) o investimento nas paráfrases visuais e no efeito metafórico (PÊCHEUX, 1975).
Downloads
Referências
BAGHIN-SPINELLI, D. C. Uma proposta discursiva de leitura nos cursos de formação de professores de língua inglesa. In: SERRANI, S. (Org.). Fragmentos. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2002. p. 79-100.
BOLOGNINI, C. Z.; PFEIFFER, C.; LAGAZZI, S. Discurso e Ensino: práticas de linguagem na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2009.
COURTINE, J. Analyse du discours politique. Languages, 62, Paris, Larousse, 1981.
FERNANDES, C. A resistência da imagem. Uma análise discursiva dos processos de leitura e escrita de textos visuais. 2013. 225 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letra, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
INDURSKY, F. Estudos da linguagem: a leitura sob diferentes olhares teóricos. In: TFOUNI, L. V. (Org.). Letramento, escrita e leitura: questões contemporâneas. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 163-178.
PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso. Uma Crítica à Afirmação do Óbvio. Tradução de Eni P. de Orlandi et al. Campinas: Editora da UNICAMP, 1988 [1975].
PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução de Eni Pulcinelli Orlandi. Campinas: Pontes, 1990.
PÊCHEUX, M.; FUCHS, C. A propósito da Análise Automática do Discurso: atualização e perspectivas. Tradução de Péricles Cunha. In: GADET, F.; HAK, T. (Org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed. Campinas: UNICAMP, 1997 [1975]. p. 163-252.
ORLANDI, E. Análise de discurso. In: ORLANDI, E. P.; LAGAZZI-RODRIGUES, S. (Org.). Discurso e textualidade. v. 1. Campinas: Pontes, 2006. p. 13-31.
_______. Análise do discurso. Princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.
_______. Discurso e Leitura. 9. ed. São Paulo/Campinas: Cortez/Editora da UNICAMP, 2006.
LAGAZZI, S. M. Paráfrases da Imagem e Cenas Prototípicas: em torno da memória e do equívoco. In: FLORES, G.; NECKEL, N.; GALLO, S. (Org.). Análise de Discurso em Rede: Cultura e Mídia. v. 1. Campinas: Pontes, 2015. p. 177-189.
LAGAZZI, S. M. A equivocidade na circulação do conhecimento científico. Linguagem em (dis)curso, Tubarão, v. 11, n. 3, p. 497-514, dez. 2011.
LAGAZZI-RODRIGUES, S. M. Texto e Autoria. In: ORLANDI, E. P.; LAGAZZI- RODRIGUES, S. (Org.). Discurso e textualidade. v. 1. Campinas: Pontes, 2006. p. 81-104.
SERRANI, S. Memórias discursivas, línguas e identidades sócio-culturais. Organon, Porto Alegre, v. 17, n. 35, p. 283-298.
_______. Discurso e cultura na aula de línguas: Currículo – Leitura – Escrita. Campinas: Pontes, 2005.