Abordagem discursiva de leitura de um vídeo digital
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v46i3.1521Parole chiave:
leitura discursiva, vídeos-digitais, paráfrase, polissemiaAbstract
Neste artigo, apresento uma abordagem didática de leitura de cunho discursivo, com base em um vídeo informativo disponibilizado no sítio eletrônico da revista Veja intitulado “Exploradores urbanos”. A proposta de leitura tem como objetivo apresentar possíveis encaminhamentos para a imagem em movimento, tendo em vista os conceitos: condições de produção, paráfrase, polissemia e a não transparência do dizer. Na prática de leitura implementada, vale destacar que o vídeo nos permitiu problematizar alguns aspectos relevantes ao ensino de leitura, dentre os quais: (i) as condições de produção e circulação de um vídeo cuja autoria está relacionada a uma agência e não à Veja; (ii) o investimento nas paráfrases visuais e no efeito metafórico (PÊCHEUX, 1975).
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