A prática docente e os vestibulares: diálogos (im)possíveis

Autores

  • Ester Machna de Mendonça Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1581

Palavras-chave:

políticas linguísticas, efeito retroativo, vestibular, prática docente

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir os impactos que os vestibulares (incluindo o Exame Nacional do Ensino Médio) provocam nas práticas docentes cotidianas de professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio da região de Curitiba. A partir das respostas dadas em um questionário online, aplicado no final do primeiro semestre de 2016, somada à observação de aulas e análise de materiais utilizados, foi possível perceber que, nessa etapa de ensino, o impacto exercido por esses exames é significativo e, em muitos casos, determinante em relação aos conteúdos abordados em sala de aula. Diante disso, é preciso que a formação desses profissionais considere tais interferências, tanto para problematizá-las quanto para instrumentalizar o professor, em constante embate entre as diversas vozes que marcam a prática docente.

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Publicado

21-11-2017

Como Citar

de Mendonça, E. M. (2017). A prática docente e os vestibulares: diálogos (im)possíveis. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 46(2), 774–786. https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1581

Edição

Seção

Políticas Linguísticas