Aspectos semânticos dos verbos cognitivos deduzir e calcular no português

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v48i2.2199

Palavras-chave:

verbos cognitivos, gramaticalização, parentetização

Resumo

Este trabalho analisa os verbos cognitivos deduzir e calcular, a fim de identificar, dentre as acepções que os compõem, aquelas que se salientam em sua atuação como parênteses. Os aspectos teóricos relacionam-se à Gramaticalização (HEINE; CLAUDI; HUNNEMEYER 1991; HOPPER; TRAUGOTT, 1993; HIMMELMANN, 2004), e em trabalhos sobre a parentetização de verbos (GONÇALVES, 2003; CASSEB-GALVÃO, 2000; FORTILLI, 2015), associada ao comportamento semelhante ao de advérbios. Utilizaram-se ocorrências entre os séculos XIX a XXI, do Corpus do Português e do jornal Folha.com. Por meio da análise, são apresentados seus vários significados, delineando-se aqueles que os mantêm mais arraigados à expressão de mecanismos de cognição, exprimindo processos mentais específicos, e os que sustentam sua atuação como modais epistêmicos.

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Biografia do Autor

Letícia de Almeida Barbosa-Santos, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO - UNESP/IBILCE

É graduada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e mestre em
Letras (Estudos Linguísticos) pela mesma instituição. Desenvolveu, por meio de iniciação científica, um estudo
diacrônico da parentetização de verbos de atividade mental do português brasileiro e, em nível de mestrado,
investigou os aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos que atuam no processo de gramaticalização verbos
cognitivos do português em perspectiva funcional cognitivista. Atualmente, é pós-graduanda em Psicopedagogia nas Faculdades Integradas Urubupungá e cursa doutorado em Estudos Linguísticos na Universidade Estadual Paulista, onde investiga, por meio de um estudo pancrônico, o esquema parentético modal do português
brasileiro.

Solange de Carvalho Fortilli, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

É graduada em Letras (Português-Francês) pela Universidade Estadual Paulista, Mestre e Doutora em Estudos Linguísticos pela mesma Instituição. É professora adjunta do câmpus de Três Lagoas da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, onde atua no ensino de graduação nas áreas de Morfologia e Sintaxe da Língua Portuguesa. Em nível de pós-graduação, compõe o quadro docente do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e é responsável pelas disciplinas referentes à gramática do português e à variação linguística e pela orientação de dissertações a elas relacionadas. Integrante também do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Grupo de Estudos Sociofuncionalistas, desenvolve, sobretudo, os temas mudança linguística, gramaticalização e subjetivização.

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Publicado

16-07-2019

Como Citar

Barbosa-Santos, L. de A., & Fortilli, S. de C. (2019). Aspectos semânticos dos verbos cognitivos deduzir e calcular no português. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 48(2), 629–647. https://doi.org/10.21165/el.v48i2.2199

Edição

Seção

Artigos