Representações da leitura em documentos oficiais: discursos sobre a leitura no ensino de Língua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v48i3.2204

Palavras-chave:

língua portuguesa, ensino, leitura

Resumo

Esta pesquisa objetiva analisar e depreender quais são as representações da prática de leitura privilegiadas institucionalmente, ao verificar como se concebe a leitura no ensino de língua materna/portuguesa em documentos oficiais como a LDBen (1996), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio – OCEM (BRASIL, 2006) e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018). Será considerada a dimensão discursiva que engendra os documentos oficiais para verificar que projeções de operacionalização das práticas de ensino de língua portuguesa fomentam, orientam, regulam e interditam práticas de leitura. A metodologia baseia-se numa pesquisa quantitativa e qualitativa, apoiada em princípios da Análise do Discurso francesa (FOUCAULT, 2008a; 2008b; 1999a; 1999b; CHARTIER, 2002; COURTINE, 2009) com corpus de enunciados coletado via arquivo digital e/ou impresso, proveniente de sites diversos, do governo federal, constituídos dos documentos citados.

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Biografia do Autor

Luana Alves Luterman, Universidade Estadual de Goiás

Pós-doutoranda em Linguística pela UFSCar (2018), Pós-Doutora (2016), Doutora (2014) e Mestre (2009) pelo PPG em Letras e Linguística da FL/UFG. Especialista em Formação de Professores de Língua Portuguesa pela UCG (2005). Graduada em Letras pela UCG (2004).  Professora da UEG desde 2011. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI/UEG). Pesquisa o ensino de língua portuguesa, leitura e produção de textos (inclusive em 3D), identidade de gênero, corpo e discurso. E-mail: luanaluterman@yahoo.com.br

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Publicado

18-12-2019

Como Citar

Luterman, L. A. (2019). Representações da leitura em documentos oficiais: discursos sobre a leitura no ensino de Língua Portuguesa. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 48(3), 1457–1475. https://doi.org/10.21165/el.v48i3.2204

Edição

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Artigos