Eu (não) sou leitor: contradições de leitores jovens sobre a leitura e de si enquanto leitores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2730

Palavras-chave:

leitor jovem, leitura crítica, EAJ/UFRN, formação de leitores.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo empreender uma análise de declarações sobre a leitura geradas a partir do desenvolvimento de questionários com 101 estudantes e entrevistas com mais 20, todos da Escola Agrícola de Jundiaí, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A partir disso, buscamos entender as contradições que apresentam no que declaram acerca da leitura de modo geral e de si como leitores. Ao longo de nossas análises, pudemos constatar que uma boa parte deles se reconhece como bons leitores em contraposição a outros que se afastam desse lugar-sujeito, ainda que realizem cursos integrais, que lhes exigem uma intensa e extensa carga de leituras cotidianas. Essas declarações resultam em algumas contradições que acabam por constituir um campo discursivo bastante complexo, analisado com base na Análise do Discurso de linha francesa e em princípios da História Cultural do livro e da leitura. Para nós docentes, observar e analisar tais processos e dizeres se caracteriza como fundamental, pois permitem pensarmos e redimensionarmos a formação leitora crítica dos jovens na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Rafael Borges, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Macaíba, Rio Grande do Norte, Brasil

Graduado em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Federal de São Carlos (2014). Mestre (2017) pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos e atualmente doutorando pelo mesmo Programa. Cursou parte de sua graduação na Universidade de Valladolid, Espanha (2012 - 2013), posteriormente realizou estágio de Pesquisa na Universidade de Barcelona (2014), sob a orientação do Professor Dr. Jorge Larrosa Bondía e atualmente realiza estágio de Pesquisa a nível de doutoramento na Universidade Pompeu Fabra (2019 - 2020), sob orientação do Prof. Dr. Daniel Cassany. É professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atuando na Escola Agrícola de Jundiaí. Desde 2010 participa e desenvolve pesquisas junto ao Laboratório de Estudos Interdisciplinares das Representações do Leitor brasileiro contemporâneo (LIRE) e ao Profissionalidade Docente e Ensino de Língua Espanhola (PRODELE). Nossos interesses de pesquisa se direcionam à leitura e à formação do leitor contemporâneo, em língua portuguesa e espanhol como língua estrangeira.

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Publicado

17-12-2020

Como Citar

Borges, R. (2020). Eu (não) sou leitor: contradições de leitores jovens sobre a leitura e de si enquanto leitores. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 49(3), 1255–1271. https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2730

Edição

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Artigos