A proposta de produção escrita de gêneros literários nos livros didáticos: a estabilidade diante da dinamicidade da linguagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v50i3.2892

Palavras-chave:

Produção de Textos, Gêneros do Discurso, Estudos bakhtinianos.

Resumo

Considerando a importância das práticas de linguagem em diferentes materialidades linguísticas na escola e as indicações das políticas públicas nacionais para que isso ocorra, este artigo tem como objetivo discutir as propostas de produção escrita de gêneros literários em materiais didáticos. Para tanto, partindo dos documentos oficiais nacionais, que norteiam as práticas de ensino/aprendizagem brasileiras, o artigo apresenta reflexão sobre estudos discursivos acerca do trabalho com gêneros do discurso no campo escolar. Por fim, apresenta uma análise da presença do gênero do discurso conto em um livro que circula na rede particular de ensino, destinado ao 1° ano, em atividades de produção de textos. A perspectiva teórico-metodológica é a dos estudos bakhtinianos do discurso, da qual destacamos os conceitos de enunciado concreto, gêneros do discurso e campo de atividade.

 

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Biografia do Autor

Marina Totina de Almeida Lara, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Araraquara, São Paulo, Brasil

Bacharel e Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), com habilitação português - francês. Mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela mesma universidade, com financiamento do CNPq e, atualmente, também pela mesma instituição e programa, doutoranda, com financiamento FAPESP (Processo 2017/25868-4). A área de pesquisa e interesse é a que abarca os estudos bakhtinianos do discurso, sobretudo quando relacionados ao ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Além disso, a pesquisadora faz parte do grupo de estudos SLOVO - Grupo de Estudos do Discurso, cadastrado no CNPq.

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AUTOR, XXXX.

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Publicado

27-12-2021

Como Citar

Lara, M. T. de A. (2021). A proposta de produção escrita de gêneros literários nos livros didáticos: a estabilidade diante da dinamicidade da linguagem . Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 50(3), 1118–1135. https://doi.org/10.21165/el.v50i3.2892

Edição

Seção

Artigos