Hesitação em narrativas infantis: o funcionamento gestuo-vocal na matriz multissemiótica

Authors

  • Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil https://orcid.org/0000-0003-1409-7475
  • Lourenço Chacon Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8000-7672

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v53i1.3511

Abstract

Este artigo mostra o funcionamento das hesitações presentes na produção gestual e vocal de crianças com desenvolvimento típico de linguagem, especificamente em contexto dialógico de reconto de filme. Foram analisados dados de 25 crianças na faixa etária entre 2 e 6 anos de idade, distribuídas em cinco grupos com base na faixa etária. O recorte específico para a presente pesquisa consistiu nos dados de cinco crianças, uma de cada grupo: A: H. Q. (2;1); B: J.P. (3;3); C: G. B. (4;0); D: G.S. (5;4); E: V.C. (6;9). Os resultados da investigação permitiram: (i) discussão da passagem da noção de multimodalidade para a noção de multissemiose, tomando as hesitações como lugar privilegiado de observação, na medida em que indiciam o conflito do sujeito e suas dispersões na linguagem; (ii) demonstração da presença pluridimensional de gestos ritmados na hesitação, com predomínio dos icônicos e dos dêiticos na composição, corroborando McNeill (1992), para quem os gestos funcionam em dimensões que podem se superpor; (iii) descrição de como opera a matriz gestuo-vocal nesses pontos (simultânea, síncrona) mostrando como as hesitações se relacionam com o planejamento da fala e se organizam em dois planos simultâneos: um com foco no planejamento sintático-semântico, centrado na estrutura gramatical e dos conteúdos, e o outro com foco no planejamento morfológico-lexical, relacionado a escolhas de palavras, com destaque para a contraparte gestual específica desses planos, já que, no sintático-semântico sobressaíram-se os gestos icônico-ritmados e, no plano morfológico-lexical, os dêitico-ritmados, atuando de maneira pluridimensional.

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Author Biography

Lourenço Chacon, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil

Cursou graduação em Letras Português Francês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1979), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1985), doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e pós-doutorado em Linguística pela University of Florida (1999) e pela Universidade de Lisboa (2012-2013). É livre-docente em Linguística em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista - campus de Marília - em 2017. Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Linguística, desenvolvendo trabalhos (1) sobre hesitações na fala infantil e (2) sobre a relação entre fonologia e convenções ortográficas na escrita infantil. Bolsista CNPq 1C.

Published

2025-08-25

How to Cite

Cavalcante, M. C. B., & Chacon, L. (2025). Hesitação em narrativas infantis: o funcionamento gestuo-vocal na matriz multissemiótica. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 53(1), 30–49. https://doi.org/10.21165/el.v53i1.3511

Issue

Section

Artigos