Instâncias da língua na fala da criança

Autores

  • Irani Rodrigues Maldonade Universidade de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

aquisição da linguagem, interacionismo, erros

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a relação da criança com a língua, amparado pelo quadro teórico interacionista desenvolvido por De Lemos (1992; 2002). Em estudo anterior, dois movimentos da língua no processo de aquisição da linguagem foram focalizados: a) primeiro movimento: aquele em que a mensagem remete à própria mensagem e b) segundo movimento: aquele em que a mensagem refere ao código, nos termos do quadro teórico de ;Jakobson (1974). A tarefa aqui será a de integrar esses movimentos à teorização interacionista. Os resultados obtidos mostram que: a) no primeiro movimento, a criança situa-se na primeira ou segunda posição do processo de aquisição da linguagem, de acordo com De Lemos (2002) e b) no segundo movimento, a criança situa-se na segunda ou terceira posição do processo de aquisição da linguagem.

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Publicado

24-05-2015

Como Citar

Maldonade, I. R. (2015). Instâncias da língua na fala da criança. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 43(2), 666–678. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/472

Edição

Seção

Aquisição de Linguagem: L1