A Análise de Necessidades e sua relação com cursos e avaliação de proficiência em inglês para um grupo de pilotos militares brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v45i2.585

Palavras-chave:

Análise de Necessidades, análise da situação-alvo, análise das necessidades de aprendizagem, inglês para fins específicos.

Resumo

A Análise de Necessidades, como primeiro passo no processo de elaboração de cursos, currículos e materiais para ensino de línguas, bem como para a definição do conteúdo de tarefas em avaliação de proficiência em Inglês para Fins Específicos, tem sido amplamente discutida. O objetivo deste estudo é destacar a relevância da Análise de Necessidades de línguas para um grupo de pilotos militares brasileiros. Por meio de revisão bibliográfica sobre o tema, observamos como os teóricos definem a Análise de Necessidades e traçam uma distinção conceitual entre Análise da situação-alvo, que compreende a língua em uso, e Análise da situação de aprendizagem, que leva em conta o modo como a língua é ensinada/aprendida. Tal distinção é fundamental para se definir qual o modelo de Análise de Necessidades mais apropriado para cada caso.

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Biografia do Autor

Ana Lígia Barbosa de Carvalho e Silva, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Mestranda em Linguística Aplicada no Instituto de Estudos da Linguagem  da Unicamp. Área de concentração: Linguagem e Educação

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Publicado

29-11-2016

Como Citar

de Carvalho e Silva, A. L. B. (2016). A Análise de Necessidades e sua relação com cursos e avaliação de proficiência em inglês para um grupo de pilotos militares brasileiros. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 45(2), 490–503. https://doi.org/10.21165/el.v45i2.585

Edição

Seção

Ensino de Segunda Língua/Língua Estrangeira