Reflexões sobre o ensino de língua materna: a relação entre concepção de língua e construção dos sentidos

Autores

  • Maria Eunice Barbosa Vidal Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v45i2.682

Palavras-chave:

textos (re)escritos, sintaxe, complexidade, ensino.

Resumo

Este artigo examina em que medida e por que universitários se servem mais de algumas estratégias sintáticas do que de outras, na reescrita de textos, a fim de devolver clareza a trechos obscuros. Também se sugere, a partir das reflexões sobre esses textos, uma alternativa de ensino da sintaxe sob a perspectiva do paradigma da complexidade.

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Biografia do Autor

Maria Eunice Barbosa Vidal, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Departamento de Linguística e Língua Portuguesa - Letras

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Publicado

29-11-2016

Como Citar

Vidal, M. E. B. (2016). Reflexões sobre o ensino de língua materna: a relação entre concepção de língua e construção dos sentidos. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 45(2), 463–473. https://doi.org/10.21165/el.v45i2.682

Edição

Seção

Ensino de Língua Materna