Aquisição da língua escrita pelo surdo: um processo a ser questionado

Autores

  • Lucinéa da Silva Santana Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Bahia, Brasil

Palavras-chave:

aquisição de linguagem, surdez, interacionismo

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir uma das muitas questões complexas que envolvem a educação dos surdos: a aquisição da língua escrita. Para tanto, trazemos alguns aspectos relevantes sobre a educação dos surdos ao longo dos anos e suas consequências no processo educacional. Faremos, também, uma discussão sobre a aquisição da língua materna (CASTRO, 2007), considerando que a língua de sinais ocupa esse lugar para os surdos, para, posteriormente, adentrar na aquisição da língua escrita. Como suporte teórico, buscamos as considerações formuladas no interior da perspectiva interacionista em aquisição da linguagem iniciadas por Cláudia de Lemos (1997, 1999, 2002), para a qual a aquisição da linguagem é um processo de subjetivação; por isso, essa perspectiva afasta-se de concepções que veem a aquisição da linguagem como natural ou efetivada por superação de etapas por meio das quais se atinge, ao final, a condição de falante profi ciente da sua língua materna.

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Publicado

06-03-2016

Como Citar

Silva Santana, L. da. (2016). Aquisição da língua escrita pelo surdo: um processo a ser questionado. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 44(2), 491–505. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/989

Edição

Seção

Aquisição da Escrita