Gestão do tempo e das aulas de Língua Portuguesa: um estudo de caso sobre a qualidade de oportunidades educacionais em escola de território vulnerável

Autores

  • Fernanda Marcucci Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Guarulhos, São Paulo, Brasil
  • Claudia Lemos Vóvio Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Guarulhos, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Educação, Língua Portuguesa, Territórios Vulneráveis, Gestão do Tempo

Resumo

Este trabalho faz parte de uma pesquisa em andamento “Interdependência Competitiva entre Escolas e Qualidade das Oportunidades Educacionais”, realizada por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Visa compreender como são organizadas as aulas de Língua Portuguesa, propondo-se a observar a gestão do tempo (MARTINIC; VERGARA; HUEPE, 2013) e os objetos de ensino (SCHNEUWLY, 2009) privilegiados nas turmas do terceiro ano Ensino Fundamental de uma escola pública de São Paulo. A metodologia de cunho qualitativo teve como principal instrumento a observação das aulas de Língua Portuguesa, foram observadas quatro turmas do terceiro ano do Ensino Fundamental, correspondente ao final do ciclo de alfabetização, de uma escola situada em São Miguel Paulista (SP), considerado um território de alta vulnerabilidade social (ÉRNICA; BATISTA, 2012). A relevância científica deste trabalho localiza-se na análise das práticas pedagógicas; da interação entre alunos e professores, seus papéis e funções; de quais objetos de ensino (SCHNEUWLY, 2009) são privilegiados em detrimento de outros e, portanto, buscamos perceber se esses fatores são positivos ou não no aprendizado desta disciplina específica.  

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Publicado

06-03-2016

Como Citar

Marcucci, F., & Lemos Vóvio, C. (2016). Gestão do tempo e das aulas de Língua Portuguesa: um estudo de caso sobre a qualidade de oportunidades educacionais em escola de território vulnerável. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 44(2), 610–624. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/998

Edição

Seção

Ensino de Língua Materna