A logística das sessões de interação e mediação no teletandem com vistas ao ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras

Autores

  • Daniela Nogueira de Moraes Garcia Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Assis, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

ensino/aprendizagem, línguas estrangeiras, novas tecnologias, teletandem

Resumo

A internet e suas ferramentas nos conduzem por veredas multifacetadas, que demandam exploração e conhecimento e permitem acesso aos povos e culturas. O teletandem é um contexto telecolaborativo, como afi rma Telles (2009). Ele permite a formação de parcerias entre aprendizes de diferentes línguas para sessões bilíngues de conversação via aplicativos como o Skype. A aprendizagem em tandem norteia-se pelos princípios de autonomia, reciprocidade e uso separado de línguas. Este artigo descreve a logística das sessões de teletandem e apresenta dados coletados, sob uma metodologia qualitativa de cunho etnográfi co, enquanto olhamos para as interações, a formação de professores e as sessões de mediação. Os resultados preliminares revelam desafi os referentes às diferenças de calendário escolar e fuso horário entre países e à maneira como o teletandem é concebido nas diferentes instituições.

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Publicado

06-03-2016

Como Citar

Nogueira de Moraes Garcia, D. (2016). A logística das sessões de interação e mediação no teletandem com vistas ao ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 44(2), 725–738. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1007

Edição

Seção

Linguagem e Novas Tecnologias