Autoria em redações de vestibular: considerações a partir da perspectiva bakhtiniana

Autor/innen

  • Luciano Novaes Vidon

Schlagworte:

Autoria, gêneros discursivos, Bakhtin.

Abstract

Este trabalho pretende analisar a questão da subjetividade discursiva em gêneros escolarizados que são concebidos, historicamente, como dessubjetivados (AMORIM, 2001; VIDON, 2010), isto é, tendem a um apagamento do sujeito-do-discurso. Para essa análise, parte-se de produções textuais de alunos em preparação para o vestibular, sendo privilegiados textos de natureza dissertativo-argumentativa. Do ponto de vista teórico, são considerados os conceitos de gêneros do discurso e de autor-criador, de M. Bakhtin (1992b), em diálogo com outras noções discursivas de autoria e de sujeito. Como hipótese de trabalho, defende-se que a “ordem discursiva” (FOUCAULT, 1996) do gênero, no sentido de orientar um apagamento do sujeito e do processo dialógico, não interdita completamente o trabalho estilístico e autoral desse mesmo sujeito, revelando-se, assim, projetos e quereres discursivos singulares.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Veröffentlicht

2016-04-04

Zitationsvorschlag

Vidon, L. N. (2016). Autoria em redações de vestibular: considerações a partir da perspectiva bakhtiniana. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 41(2), 419–432. Abgerufen von https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1169

Ausgabe

Rubrik

Aquisição da Escrita