Autoria em redações de vestibular: considerações a partir da perspectiva bakhtiniana
Mots-clés :
Autoria, gêneros discursivos, Bakhtin.Résumé
Este trabalho pretende analisar a questão da subjetividade discursiva em gêneros escolarizados que são concebidos, historicamente, como dessubjetivados (AMORIM, 2001; VIDON, 2010), isto é, tendem a um apagamento do sujeito-do-discurso. Para essa análise, parte-se de produções textuais de alunos em preparação para o vestibular, sendo privilegiados textos de natureza dissertativo-argumentativa. Do ponto de vista teórico, são considerados os conceitos de gêneros do discurso e de autor-criador, de M. Bakhtin (1992b), em diálogo com outras noções discursivas de autoria e de sujeito. Como hipótese de trabalho, defende-se que a “ordem discursiva” (FOUCAULT, 1996) do gênero, no sentido de orientar um apagamento do sujeito e do processo dialógico, não interdita completamente o trabalho estilístico e autoral desse mesmo sujeito, revelando-se, assim, projetos e quereres discursivos singulares.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2016-04-04
Comment citer
Vidon, L. N. (2016). Autoria em redações de vestibular: considerações a partir da perspectiva bakhtiniana. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 41(2), 419–432. Consulté à l’adresse https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1169
Numéro
Rubrique
Aquisição da Escrita