Efeitos socioestilísticos em abordagens sociofuncionalistas: perguntas na fala, na escrita e na sala de aula

Autores

  • Raquel Meister Ko. Freitag

Palavras-chave:

Fatores sociais. Perguntas. Sociofuncionalismo.

Resumo

Neste texto, a fim de contribuir para a reflexão e o fortalecimento da proposta de interface sociofuncionalista, discutem-se os efeitos dos fatores sociais em fenômenos de emergência e regularização. Tomando por base o fenômeno de gramaticalização de perguntas como estratégias de organização textual, discutimos se a não significância de fatores socioestilísticos se deve à estabilidade dos fenômenos que vêm sendo analisados, ou decorre de uma restrição metodológica.
Foram analisados dados coletados em situação de fala, de escrita e de sala de aula. Os resultados quantitativos sugerem que o corpus não restringe a ocorrência das funções das perguntas, mas impõe gradações de frequência.

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Publicado

04-04-2016

Como Citar

Freitag, R. M. K. (2016). Efeitos socioestilísticos em abordagens sociofuncionalistas: perguntas na fala, na escrita e na sala de aula. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 41(2), 844–853. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1203

Edição

Seção

Sociolinguística e Dialetologia