Semiótica, enunciação e o discurso na internet: a experiência de ensino de um curso on-line
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i2.2901Schlagworte:
ensino de semiótica, enunciação, curso on-line, discurso na internet, regimes de interação.Abstract
Este artigo apresenta um curso de extensão universitária oferecido em plataforma digital pela FFLCH-USP em julho de 2020 sobre semiótica, enunciação e o discurso na internet. O curso teve como proposta a apresentação dos conceitos semióticos de análise enunciativa do nível discursivo com base em Fiorin (2002) e Barros (2002) e sua aplicação de análise no discurso encontrado na internet conforme os trabalhos de Barros (2015). Este texto traz considerações sobre o desenvolvimento do conteúdo do curso, reflexões sobre o modo como se deu a interação entre ministrante e participantes e a apresentação de uma análise construída por ambos, em conjunto, no decorrer do curso, sobre conteúdo tirado de redes sociais.
Downloads
Literaturhinweise
ADICHIE, C. Hibisco roxo. São Paulo: Cia. das Letras, 2003.
ALONSO Aldama, J. As transparências enganam. Estudos Semióticos [on-line], São Paulo, v. 15, n. 1. p. 152-161, ago. 2019.
BARROS, D. L. P. de. Teoria do Discurso. Fundamentos Semióticos. São Paulo: Humanitas, 2002.
BARROS, D. L. P. de. A complexidade discursiva na internet. CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada, Araraquara, v. 13, n. 2, p. 13-31 2015.
BARROS, D. L. P. de. Estudos discursivos da intolerância: o ator da enunciação discursivo. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, n. 58:1, 2016.
CORTINA, A.; MARCHEZAN, R. Teoria semiótica: a questão do sentido. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (org.). Introdução à linguística: fundamentos epistemológicos. v. 3. Campinas: Cortez, 2011. p. 393-437.
DAVIS, A. A liberdade é uma luta constante. São Paulo: Boitempo, 2017.
DAVIS, A. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.
DISCINI, N. O estilo nos textos. São Paulo: Contexto, 2004.
FIORIN, J. L. As astúcias da Enunciação. São Paulo: Ática, 2002.
GOMES, R. de S. Crise de veridicção e interpretação: contribuições da Semiótica. Estudos Semióticos [on-line], São Paulo, v. 15, n. 2, p. 15-30 dez. 2019.
GREIMAS, A. J. A Enunciação (uma postura epistemológica). Cópia PDF traduzida por Jean Cristtus Portela e Maria Lúcia V. P. Diniz do texto original: L’énonciation (une posture épistemologique). Significação – revista brasileira de semiótica, 1974. Disponível em: http://semiotica.fflch.usp.br/sites/semiotica.fflch.usp.br/files/u45/enunciacao-Greimas.pdf. Acesso em: 20 jun. 2021.
GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Cultrix, [1979].
LANDOWSKI, E. Regimes de sentido e formas de educação. Tradução Luíza Silva. Entreletras, Araguaína, v. 7, n. 2, p. 8-14, jul./dez. 2016.
LANDOWSKI, E. Interações Arriscadas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.
MYRTES, A. Mauricea. São Paulo: Editora Edith, 2019.
NORONHA, A. C. C. Considerações semióticas sobre o uso de tecnologia digital em salas de aula. Estudos Semióticos, v. 15, n. 2, p. 280-291, 2019.