Pandemia e neologia em manchetes jornalísticas: criatividade lexical em foco

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v50i3.3055

Schlagworte:

léxico, neologia, produtividade lexical, coronavírus, pandemia.

Abstract

O presente artigo, motivado pelas relações entre língua e cultura, especialmente as relações entre léxico e fatos sociais, tem por objetivo mostrar alguns aspectos da inovação lexical no português contemporâneo do Brasil, a partir das criações neológicas no âmbito da mídia eletrônica (sites da internet), colhidas de manchetes jornalísticas, geradas pela forte influência dos fatos extralinguísticos decorrentes da pandemia da Covid-19. Nesse contexto, observaram-se diversos processos de renovação do léxico, com a inclusão de novas unidades, envolvendo a neologia formal, semântica e de empréstimo. Como procedimentos metodológicos, partindo do critério lexicográfico para identificação da unidade lexical neológica, foram examinadas reportagens da imprensa de circulação nacional, das quais foram selecionadas manchetes contendo trinta e nove neologismos. Com isso, o trabalho revela a abundância de palavras novas geradas no português brasileiro, no período de ocorrência da pandemia da Covid-19.

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Autor/innen-Biografien

Aderlande Pereira Ferraz, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Áreas de interesse: Lexicologia, Lexicografia e Terminologia, especialmente com os seguintes temas: descrição e ensino do léxico; neologismos, lexicografia pedagógica.

Geraldo José Rodrigues Liska, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Alfenas, Minas Gerais, Brasil

Residente pós-doutoral em estudos linguísticos na UFMG (bolsa CAPES PNPD). Áreas de interesse: Linguística e de Ensino de Língua, com ênfase em Morfologia, Lexicologia, Semântica Lexical, Semântica Cultural e Estilística Léxica.

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Veröffentlicht

2021-12-27

Zitationsvorschlag

Ferraz, A. P., & Rodrigues Liska, G. J. (2021). Pandemia e neologia em manchetes jornalísticas: criatividade lexical em foco. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 50(3), 1047–1063. https://doi.org/10.21165/el.v50i3.3055

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