O gênero resumo na universidade: diálogo com as práticas escolares

Autor/innen

  • Cristina Fontes de Paula Costa

Schlagworte:

dialogismo, letramentos acadêmicos, análise indiciária

Abstract

Este artigo prevê a discussão sobre um gênero muito comum na esfera acadêmica: o resumo. Tomando como base a orientação dialógica, de Bakhtin (1990, 1992), analisamos resumos produzidos por alunos de primeiros anos de um programa universitário, tentando detectar, com um olhar de Sherlock Holmes, indícios de diálogos, levando em conta que todo texto é uma resposta ativa a outros discursos, outros textos, outros gêneros. Neste artigo, focamos no diálogo com as práticas escolares anteriores à vida acadêmica, principalmente com as redações escolares. Concluindo, podemos perceber diversos diálogos com o texto base, resultado de diferentes leituras e, principalmente, uma resposta às demandas escolares, resultado do momento histórico em que se inserem os alunos.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Veröffentlicht

2016-04-04

Zitationsvorschlag

Costa, C. F. de P. (2016). O gênero resumo na universidade: diálogo com as práticas escolares. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 42(2), 679–691. Abgerufen von https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/958

Ausgabe

Rubrik

Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas