O gênero resumo na universidade: diálogo com as práticas escolares

Autores

  • Cristina Fontes de Paula Costa

Palavras-chave:

dialogismo, letramentos acadêmicos, análise indiciária

Resumo

Este artigo prevê a discussão sobre um gênero muito comum na esfera acadêmica: o resumo. Tomando como base a orientação dialógica, de Bakhtin (1990, 1992), analisamos resumos produzidos por alunos de primeiros anos de um programa universitário, tentando detectar, com um olhar de Sherlock Holmes, indícios de diálogos, levando em conta que todo texto é uma resposta ativa a outros discursos, outros textos, outros gêneros. Neste artigo, focamos no diálogo com as práticas escolares anteriores à vida acadêmica, principalmente com as redações escolares. Concluindo, podemos perceber diversos diálogos com o texto base, resultado de diferentes leituras e, principalmente, uma resposta às demandas escolares, resultado do momento histórico em que se inserem os alunos.

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Publicado

04-04-2016

Como Citar

Costa, C. F. de P. (2016). O gênero resumo na universidade: diálogo com as práticas escolares. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 42(2), 679–691. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/958

Edição

Seção

Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas