Sobre a analogia e os erros no processo de aquisição da linguagem
Schlagworte:
Analogia, Erros, Aquisição d a LinguagemAbstract
O quadro de Saussure (1972, 2002) tem se mostrado importante referencial teórico para analisar a fala de crianças em processo de aquisição da linguagem, principalmente para investigadores interacionistas, que privilegiam o erro como dado de análise. Desde a proposta de De Lemos (2002), enfrenta-se a necessidade de mostrar como a criança se encontra submetida à língua, em instâncias que possibilitam sua constituição como sujeito falante. O objetivo aqui é refl etir sobre alguns erros na fala de crianças brasileiras que causam estranheza aos interlocutores, por serem palavras não reconhecidas pela gramática da língua. Tais erros situam-se no domínio da morfologia lexical e verbal. O trabalho mostrou como o conceito de analogia de Saussure pode aliar-se aos processos metafóricos e metonímicos na proposta interacionista, para explicar a mudança linguística, que caracteriza o processo de aquisição da linguagem.
Downloads
Literaturhinweise
BENVENISTE, E. Problemas de Linguística Geral I. 4. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1995. 387 p.
BOWERMAN, M. (1982). Re-organizational processes in lexical and syntactic development. In: WANNER, E.; GLEITMAN, I. (Org.). Language Acquisition: the State of the Art. Cambridge: Cambridge University Press, 1982. p. 320-346.
CASTRO, M. F. P. Saussure e o necessário esquecimento da fala infantil: uma leitura para a aquisição de linguagem. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 52, n. 1, p. 91-102, 2010.
DE LEMOS, C. G. Sobre a aquisição da linguagem e seu dilema (pecado) original. Boletim da Abralin, n. 3, p. 97-126, 1982.
DE LEMOS, C. G. Los processos metafóricos y metonímicos como mecanismo de cambio. Substratum, n. 1, p. 121-135, 1992.
DE LEMOS, C. G. Das vicissitudes da fala da criança e de sua investigação. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, n. 42, p. 41-69, 2002.
FIGUEIRA, R. O erro como dado de eleição nos estudos de aquisição da linguagem. In: CASTRO, M. F. C. (Org.) O método e o dado no estudo da linguagem. Campinas: Editora da Unicamp, 1996. p. 55- 86.
FIGUEIRA, R. O que a investigação sobre o erro na fala da criança deve a Saussure. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 52, n. 1, p. 115-143, 2010.
JAKOBSON, R. Linguística e Comunicação. 2. ed. São Paulo: Cultrix, 1969 [1963]. 162p.
JAKOBSON, R. Ensayos de Linguística General. Tradução de J. Pujol e J. Cabanes. Barcelona: Editorial Seix Barral, 1974.
KARMILOFF-SMITH, A. From meta-processes to conscious access: evidence from children metalinguistics and repair data. Cognition, v. 23, p. 95-147, 1986.
MALDONADE, I. R. Erros na aquisição de verbos com alternância vocálica: uma análise sócio-interacionista. Campinas: Unicamp, 1995. 211 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.
MALDONADE, I. R. Erros na aquisição da fl exão verbal: uma análise interacionista. Campinas: Unicamp, 2003. 167 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.
MALDONADE, I. R. Erros na aquisição da flexão verbal: reflexividade e constituição do paradigma verbal. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 462-476, 2010.
MALDONADE, I. R. Algumas considerações sobre o erro e a autocorreção no processo de aquisição da linguagem. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 40, n. 2, p. 539-552, 2011.
MALDONADE, I. R. O erro e a autocorreção na relação da criança com a língua. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 41, n. 2, p. 403-418, 2012.
MALDONADE, I. R. Instâncias da língua na fala da criança. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 43, p. 666-678, 2014.
PAUL, H. Analogia. In: SCHEMANN, M. L. Princípios fundamentais da história da língua. Tradução de Maria Luísa Schemannok. 2. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, p. 117-129, 1983.
SAUSSURE, F. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 1972. 279 p.
SAUSSURE, F. Escritos de Linguística Geral. BOUQUET, S.; ENGLER, R. (Org.). São Paulo: Cultrix, 2002. 296 p.