Child-directed Language in a Bilingual English-Portuguese Kindergarten class

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v48i3.2351

Keywords:

bilingualism, language acquisition, child-directed language, bilingual education

Abstract

Due to a complex background involving socioeconomic and politico-linguistic issues existing in Brazil, there is a diversity of scholar contexts involving bilingualism, which lack studies that might lead to a better comprehension of the language acquisition processes by these children. Hence, this research conducts to a reflection over the speech the teacher directs to the child (CDL), in a classroom of a bilingual kindergarten in Portuguese and English in a private school in the state of São Paulo, and the implications of this specific speech for children. For this, eleven sessions in videos of around 40-minutes length have been analyzed. These videos have been collected during one year in this school, focusing on the interaction between teachers and/or observers-researchers and three children (A., F. and L., between 2 and 3 years old) in the classroom. Characteristics of the familiar CDL have been noticed to appear also at school, what, however, does not mean children would acquire language the same way in these two distinct environments.

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Author Biographies

Ananda Brasolotto De Santis, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mestranda em Linguística e Língua Portuguesa  na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr), na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp, Campus de Araraquara, graduada em Letras - português/alemão na mesma universidade. Pesquisadora dos grupos NALingua (CNPq) e GEALin (FCLAr) desde 2013. Realizou, durante a graduação - de 2013 a 2017 -, trabalhos de pesquisa em iniciação científica sob orientação da professora doutora Alessandra Del Ré, na área de Aquisição da Linguagem. Realiza pesquisas nessa área sobre bilinguismo escolar e familiar, sobre o humor na linguagem da criança e sobre a linguagem dirigida à criança. Participou da organização de eventos acadêmicos e da formação da exposição itinerante "A Criança na Língua: passo a passo", que hoje tem uma versão permanente caracterizada como projeto de extensão. Atuou nos projetos de extensão: Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI - FOAr) de 2015 a 2017 e Português como Língua Estrangeira (PLE) em 2017, ambos vinculados à UNESP.

Alessandra Del Ré, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mestre e doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP), realizou parte de seu doutoramento na França, na Université René Descartes (Sorbonne/Paris V), e desenvolveu (2008-2009) uma pesquisa de Pós-Doutorado na Université Paris X/MoDyCo/COLAJE. Desde 2004, é docente do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, exercendo a função de Professor Doutor. Entre outros trabalhos, organizou, com a Profa Dra. Christelle Dodane (França), em 2010, um número temático sobre aquisição da linguagem para a revista ALFA (v.54, n.2); em 2014, com as Profas. Dras. Marina Mendonça e Luciane de Paula o livro "A linguagem da criança: um olhar bakhtiniano" (Ed. Contexto), em 2017, com as Profas Carmem L. C. Silva e Marianne Cavalcante, o livro "A criança na/com linguagem: saberes em contraponto". Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Aquisição da Linguagem, atuando principalmente nos temas que envolvem o humor infantil, o bilinguismo, ambos dentro de uma perspectiva dialógico-discursiva. Desde 2004, desenvolve projetos de pesquisa em colaboração com a Université Paris 3 (Profas Dras. Anne Salazar-Orvig e Aliyah Morgenstern), Université de Montpellier 3 (Profa. Christelle Dodane), onde esteve em 2017 como professora visitante. Tem atualmente um projeto sobre humor na criança com as Profas. Aliyah Morgenstern e Christelle Dodane, financiado pela IDEX-Université Paris 3 (Projet RIHA), além de uma parceria com a Profa. Ranka Bijeljac-Babic (Paris V/Univ. Poitiers) para as discussões sobre bilinguismo. É líder do Grupo NALingua (CNPq), GEALin (FCLAr), e membro dos GTs de Psicolingüística-ANPOLL (desde 2006), de Aquisição da Linguagem (ALFAL), de Argumentação-ANPEPP (desde 2007), dos Grupos COLAJE (França, desde 2008) e DIAREF (França, desde 2009).

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Published

2019-12-18

How to Cite

De Santis, A. B., & Del Ré, A. (2019). Child-directed Language in a Bilingual English-Portuguese Kindergarten class. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 48(3), 1349–1371. https://doi.org/10.21165/el.v48i3.2351

Issue

Section

Artigos