Processos de leitura em construção: a articulação entre gramática e produção de texto

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v47i2.2037

Palabras clave:

gramática e texto, ensino e aprendizagem de língua, atividades linguísticas e epilinguísticas

Resumen

As discussões que ora apresentamos desencadeiam-se pela temática da relação entre gramática e texto, observada no contexto de ensino-aprendizagem de língua. Entre os tantos caminhos possíveis para se abordar essa relação, sustentados por diferentes quadros teóricos linguísticos, optamos por observá-la sob os enfoques prescritivista, descritivista e enunciativo, considerando que tais enfoques estão presentes no ensino. Interessa-nos observar práticas linguísticas por meio das quais possamos afirmar sobre a relação entre a gramática e o texto, por um lado, e, por outro, sobre essa relação vista como resultante de um processo linguístico-cognitivo. Fundamentando-nos em conceitos da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE), este estudo caracteriza-se por argumentar em favor da aplicação de atividades linguísticas e epilinguísticas no ensino de língua como meio de se fazerem emergir processos linguístico-cognitivos nos alunos.

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Biografía del autor/a

Marília Blundi Onofre, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil

Docente do Departamento de Letras da universidade Federal de São Carlos. Desenvolve pesquisa na área de Enunciação Linguística e Ensino de Língua.

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Publicado

2018-10-17

Cómo citar

Onofre, M. B. (2018). Processos de leitura em construção: a articulação entre gramática e produção de texto. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 47(2), 368–380. https://doi.org/10.21165/el.v47i2.2037

Número

Sección

Ensino de Língua Materna