A emergência de questões culturais no teletandem: perspectivas e reflexões

Autores

  • Paola de Carvalho Buvolini Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UNISALESIANO), Lins, São Paulo, Brasil http://orcid.org/0000-0003-3781-7201
  • Katia Rodrigues Mello Miranda Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Assis, São Paulo, Brasil http://orcid.org/0000-0002-2041-9795
  • Daniela Nogueira de Moraes Garcia Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Assis, São Paulo, Brasil http://orcid.org/0000-0003-2813-7538

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3001

Palavras-chave:

cultura, teletandem, interação.

Resumo

A relevância das questões culturais na aprendizagem de línguas é identificada nos cenários globalizados da internacionalização e das tecnologias. Considerando que o teletandem constitui-se contexto de aprendizagem com parcerias para conversas bilíngues, retratamos temas culturais que emergem na interação, assim como o tratamento dado pelo participante na enunciação desses temas. Com base no suporte teórico de teletandem (TELLES, 2009, 2011, 2015), cultura (LEVY, 2007; PADILHA, 2004) e competência intercultural (BELZ, 2003) somado às noções de interculturalidade (MENDES, 2007) e transculturalidade (WELSCH, 1999), o presente trabalho utiliza metodologia qualitativa interpretativista para um estudo de caso de relatos ocorridos em 2016. Os resultados apontam um tratamento maior à cultura realizado pelo interagente devido à aproximação da parceria que ultrapassa a perspectiva intercultural de interação.

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Publicado

29-04-2021

Como Citar

Buvolini, P. de C., Miranda, K. R. M., & Garcia, D. N. de M. (2021). A emergência de questões culturais no teletandem: perspectivas e reflexões. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 50(1), 57–73. https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3001

Edição

Seção

Artigos