A emergência de questões culturais no teletandem: perspectivas e reflexões

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3001

Palabras clave:

cultura, teletandem, interação.

Resumen

A relevância das questões culturais na aprendizagem de línguas é identificada nos cenários globalizados da internacionalização e das tecnologias. Considerando que o teletandem constitui-se contexto de aprendizagem com parcerias para conversas bilíngues, retratamos temas culturais que emergem na interação, assim como o tratamento dado pelo participante na enunciação desses temas. Com base no suporte teórico de teletandem (TELLES, 2009, 2011, 2015), cultura (LEVY, 2007; PADILHA, 2004) e competência intercultural (BELZ, 2003) somado às noções de interculturalidade (MENDES, 2007) e transculturalidade (WELSCH, 1999), o presente trabalho utiliza metodologia qualitativa interpretativista para um estudo de caso de relatos ocorridos em 2016. Os resultados apontam um tratamento maior à cultura realizado pelo interagente devido à aproximação da parceria que ultrapassa a perspectiva intercultural de interação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. 5. ed. Campinas: Pontes, 2008.

BELZ, J. A. Linguistic perspectives on the development of intercultural competence in telecollaboration. Language Learning & Technology, v. 7, n. 2, p. 68-99, 2003.

BRAMMERTS, H.; KLEPPIN, K. Supporting face-to-face tandem learning. In: LEWIS, T; WALKER, L. (ed.). Autonomous Language Learning in Tandem. Sheffield (UK): Academy Electronic Publications Limited, 2003.

BUTLER, J. Lenguaje, poder e identidad. Tradução Javier Sáez y Beatriz Preciado. Madrid: Síntesis, 2004.

BUTLER, J. Bodies That Matter. Londres: Routledge, 1999. [o capítulo introdutório deste livro foi publicado, em português, em LOURO, G. L. (org.). O corpo educado – Pedagogias da Sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999, p. 151-172].

BUVOLINI-FREITAS, P. C. Efeitos dos estereótipos no teletandem. 2020. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto, 2020.

DELLILE, K. H.; CHICHORRO FERREIRA, A. (ed.). Aprendizagem autónoma de línguas en Tandem (Textos pedagogicos e didácticos. 12). Lisboa: Colibri, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2002.

GARCIA, D. N. M. Perspectivas educacionais e novas demandas: contribuições da telecolaboração. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020.

GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Competing paradigms in qualitative research. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (ed.). The Landscape of Qualitative Research: Theories and Issues. Thousand Oaks: Sage Publications, 1998.

KRAMSCH, C. Language and Culture. Oxford: Oxford University Press, 1998.

KRAMSCH, C.; URYU, M. Intercultural contact, hybridity and third space. In: JACKSON, J. (ed.). The Routledge Handbook of Language and Intercultural Communication. New York: Routledge, Taylor & Francis Group, 2014. p. 211-225.

LEVY, M. Culture, culture learning and new Technologies: toward a pedagogical framework. Language Learning and Technology. v. 11, n. 2, p. 104-127, 2007.

MENDES, E. Perspectivas interculturais no ensino de línguas: uma relação “entreculturas”. In: ALVAREZ, M. L. O; SILVA, K. A. da. (org.). Linguística Aplicada: múltiplos olhares. Brasília: Pontes, 2007. p. 119-139.

O’DOWD, R. From telecollaboration to virtual exchange: state-of-the-art and the role of UNICollaboration in moving forward. Journal of Virtual Exchange, v. 1, p. 1-23, 2018.

O’DOWD, R. The EVALUATE Group. Evaluating the impact of virtual Exchange on initial teacher education: a European policy experiment. Research-publishing.net., 2019.

PADILHA, P. R. Currículo Intertranscultural: novos itinerários para a educação. São Paulo: Cortez, 2004.

RODRIGUES, D. G. A articulação língua-cultura na coconstrução da competência intercultural em uma parceria de Teletandem. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto, 2013.

ROSS, A. F.; DISALVO, M. L. Negotiating displacement, regaining community: The Harvard Language Center´s response to the COVID-19 crisis. Foreign Language Annals, p. 1-9, 2020. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/flan.12463. Acesso em: 02 jul. 2020.

RYDER, L.; LYNCH, L. Y. Understanding Tensions: Activity Systems Analysis of Transpacific Collaboration. CALICO Journal, v. 31, n. 2, p. 201-220, 2014.

SALOMÃO, A. B. C. A cultura e o ensino de língua estrangeira: perspectivas para a formação continuada no projeto teletandem Brasil. 2012. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto, 2012.

SCHENKER, T. Intercultural Competence and Cultural Learning through Telecollaboration. CALICO Journal, v. 29, n 3, p. 449-470, 2012.

TELLES, J. A. Learning foreign languages in teletandem: Resources and strategies. D.E.L.T.A., v. 31, n.3, p. 603-632, 2015.

TELLES, J. A. Teletandem e Transculturalidade na interação on-line em línguas estrangeiras por webcam. Projeto de pesquisa financiado pela FAPESP, 2011.

TELLES, J. A. Teletandem: um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. Campinas: Pontes, 2009.

ZAKIR, M. A. Cultura e(m) telecolaboração: uma análise de parcerias de teletandem institucional. 2015. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto, 2015. ​

WELSCH, W. Transculturality – the puzzling form of cultures today. In: FEATHERSTONE, M.; LASH, S. (org.). Spaces of culture: city, nation, world. London: Sage, 1999. p. 194-213.

YIN, R. K. Case Study Research: Design and methods. 5. ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2013.

WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. da. Identidade e diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

Publicado

2021-04-29

Cómo citar

Buvolini, P. de C., Miranda, K. R. M., & Garcia, D. N. de M. (2021). A emergência de questões culturais no teletandem: perspectivas e reflexões. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 50(1), 57–73. https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3001

Número

Sección

Artigos