Legitimidade e Validação Terminológica em ambiente especializado institucional, com aporte de recursos de corpora: análise de produtos terminográficos da área de Meteorologia Aeronáutica
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v53i1.3629Resumen
Com base nas discussões atuais sobre conceitos de tradução institucional e especializada (Prieto-Ramos; Guzmán, 2021; Prieto-Ramos; Cerutti, 2023), sobre abordagens terminológicas (Thelen, 2015), e sobre legitimidade e validação (Scott, 2010), também considerando o aporte de recursos de corpora (Tagnin, 2015), foram analisados dez produtos terminográficos (PT) do domínio da Meteorologia Aeronáutica, publicados por instituições elencadas em cinco categorias: instituições supranacionais, instituições não governamentais, instituições governamentais, universidades e empresas comerciais. Foram comparados os espectros das características institucional e normalizadora desses PT institucionais, mediante os seguintes objetivos específicos: (a) descrição geral da instituição; (b) análise de estrutura e padrões do produto terminológico; e (c) análise da perspectiva de legitimidade e validação terminológica em ambiente especializado institucional. Como resultado, foi observado que as instituições que possuem maior envolvimento com a segurança operacional e seus padrões normativos tendem a utilizar verbetes com maior conteúdo descritivo, ao passo que instituições que focalizam regulamentação geral apresentam conteúdo mais normativo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.
