Apropriação do discurso sobre os conceitos teóricos na escrita acadêmica

Autores/as

  • Elza Maria Silva de Araújo Alves Secretaria Municipal de Educação (SME), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

Palabras clave:

Apropriação de conceitos, dialogismo, escrita

Resumen

O presente estudo busca analisar marcas linguísticas de apropriação do discurso do outro mobilizado sobre os conceitos teóricos na escrita de quatro dissertações de mestrado selecionadas do Domínio Público – Capes e defendidas nos anos de 1979, 1989, 2000 e 2011. Analisamos à luz da Teoria da Enunciação, mais precisamente da heterogeneidade enunciativa do dizer, proposta por Authier-Revuz (1998, 2004), no que se refere ao campo do dialogismo; e, a partir do conceito de ethos defendido por Maingueneau (2011), no que diz respeito à personalidade que o enunciador assume ao pronunciar um discurso. Os resultados demonstram que ao se apropriar do discurso sobre conceitos teóricos, o pesquisador interage com o discurso do outro e elabora sua escrita com traços de um dizer que, no princípio, não lhe pertencia. Mas, a partir do momento em que há o processo dialógico, o discurso produzido em forma escrita pode ser apropriado por aquele que escreve. Nesse processo dialógico, o pesquisador também pode tomar uma posição de fiador do discurso alheio quando usa o discurso do outro como forma de sustentação para o seu dizer.

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Citas

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Publicado

2015-06-14

Cómo citar

Silva de Araújo Alves, E. M. (2015). Apropriação do discurso sobre os conceitos teóricos na escrita acadêmica. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 43(3), 1068–1081. Recuperado a partir de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/506

Número

Sección

Análise do Discurso