O percurso de um acontecimento discursivo – a polêmica em torno da dislexia

Autores/as

  • Patrícia Aparecida de Aquino Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v45i3.697

Palabras clave:

discurso polêmico, dislexia, acontecimento discursivo.

Resumen

Para melhor compreender o confronto de dois posicionamentos discursivos em torno do tema “dislexia”, com os objetivos específicos de compreender quais são os acontecimentos discursivos e como se constrói a memória discursiva dessa polêmica, pesquisamos seu percurso histórico, cuja gênese data do final do século XIX. Os resultados dessa pesquisa confirmam duas afirmações de Maingueneau (2005[1984]): uma a respeito da noção foucaultiana de raridade e redundância dos enunciados, pois os enunciados recentes sobre o tema reproduzem os presentes no primeiro texto sobre dislexia, então chamada “cegueira verbal congênita”; e outra sobre a falta constitutiva do discurso primeiro a partir da qual o discurso segundo se constitui: em um dos seus primeiros textos, Hinshelwood, considerado o “pai” da dislexia, explicita a falta constitutiva de seu posicionamento: a falta de rigor científico.

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Biografía del autor/a

Patrícia Aparecida de Aquino, Unicamp

Estudante de doutorado em Análise do Discurso, no Departamento de Linguística, IEL, Unicamp, bolsista Fapesp

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Publicado

2016-11-29

Cómo citar

Aquino, P. A. de. (2016). O percurso de um acontecimento discursivo – a polêmica em torno da dislexia. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 45(3), 998–1012. https://doi.org/10.21165/el.v45i3.697

Número

Sección

Análise do Discurso