Os estereótipos do caipira no discurso do humor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v46i3.1529

Palavras-chave:

humor, discurso, estereótipos do caipira

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os estereótipos do caipira em piadas regionalistas, a partir dos pressupostos teóricos da Análise do Discurso (AD) de linha francesa. Para tanto, levamos em conta, em nossas análises, a noção de estereótipo, a partir de Amossy e Herschberg-Pierrot (1997), além do conceito de cenografia enunciativa, desenvolvido por Maingueneau (1995, 2001, 2006). Mobilizamos, ainda, os estudos de Possenti (1991, 1998, 2010), Freud (1996), Bergson (2007), Raskin (1985) e Skinner (2002), partindo de um corpus composto por um conjunto de piadas sobre caipira. Nosso intuito foi demonstrar como o riso, a ideologia e o humor são articulados enunciativa e discursivamente, considerando o funcionamento do discurso humorístico, bem como a circulação de sentidos construídos sócio-historicamente, a partir da memória discursiva em torno de alguns estereótipos do caipira.

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Biografia do Autor

Emanuel Angelo Nascimento, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo

Aluno especial do programa de pós-graduação em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP, Brasil. E-mail: emanuellangelo@yahoo.com.br

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Publicado

21-11-2017

Como Citar

Nascimento, E. A. (2017). Os estereótipos do caipira no discurso do humor. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 46(3), 850–865. https://doi.org/10.21165/el.v46i3.1529

Edição

Seção

Análise do Discurso