Saberes docentes no Ensino de Português Língua Estrangeira: proposta para ação pedagógica
DOI :
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2902Mots-clés :
saberes docentes, formação de professores, ensino de PLE.Résumé
Neste artigo, objetivamos apresentar e discutir os saberes docentes necessários para operacionalizar o ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) na prática pedagógica de professores em formação. Levando em consideração que a reflexão é imprescindível na formação de professores, a abordagem reflexiva foi o aporte teórico que fundamentou o estudo. Sob o paradigma qualitativo de base etnográfica e interpretativista, os dados foram analisados considerando o processo de construção de significados. Os participantes são graduandos em Letras, que ministraram cursos de PLE, e a pesquisadora no papel do par mais experiente. Dentre os resultados do estudo, destacamos a necessidade de realizar acompanhamento presencial da prática dos professores em formação e de criar espaços para ampliar reflexão sobre a ação pedagógica, por meio de trabalho colaborativo.
Téléchargements
Références
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. São Paulo: Pontes Editores, 2005.
AZZI, S. Trabalho docente: autonomia didática e construção do saber pedagógico. Saberes pedagógicos e atividade docente, v. 4, p. 35-60, 2009.
BORGES, C. Saberes docentes; diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa. Educação & Sociedade, Directory of Open Access Journals, v. 22, n. 74, p. 59-76, 2001.
CHARLOT, B. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Penso, 2005.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. The sage handbook of qualitafive research. Thousand Oaks, CA: Sage Publication, 2005. p. 695-728.
DUTRA, A. F. O processo reflexivo-colaborativo na formação inicial de professores de português língua estrangeira. 2010. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FURIÓ, C. Tendencias actuales en la formación del profesorado de ciencias. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, v. 12, n. 2, p. 188-199, 1994.
GRANDCOLAS, B.; VASSEUR, M.-T. Conscience d’enseignant, conscience d’apprenant: réflexions interactives pour la formation. [S.l.]: Socrates/lingua, 1999.
IZAKI GÓMEZ, M. Saberes docentes e desafios no ensino de Português Língua Estrangeira na atuação de professores em formação. 2018. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018.
KANEKO-MARQUES, S. M. O processo de (re) construção da prática pedagógica de professores de língua inglesa em formação inicial. 2011. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, 2011.
LIBÂNEO, J. C. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (org.). Professor reflexivo no brasil: gênese e crítica de um conceito.4. ed. São Paulo: Cortez, 2006. p. 53-80.
MORIN, E. As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão. In: MORIN, E. Os Sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2005. p. 19-31.
SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SHULMAN, L. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard educational review, Harvard Education Publishing Group, v. 57, n. 1, p. 1-23, 1987.
TARDIF, M. Os professores diante do saber: esboço de uma problemática do saber docente. In: TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, SciELO Brasil, v. 21, n. 73, p. 209-244, 2000.
TAYLOR, S. J.; BOGDAN, R.; DEVAULT, M. Introduction to qualitative research methods: A guidebook and resource. Nova Jersey: John Wiley & Sons, 2005.
ZEICHNER, K. M. Uma análise crítica sobre a reflexão como conceito estruturante na formação docente. Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, n. 103, p. 535-554, maio/ago. 2008. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 16 jul. 2014.