Os registros não-convencionais da coda nasal em dados de EJA

Autores

  • Priscila Barbosa Borduqui Campos
  • Luciani Ester Tenani
  • Larissa Cristina Berti

Palavras-chave:

sílaba, aquisição da escrita, letramento, oralidade, EJA.

Resumo

O presente artigo trata das grafias não-convencionais de sílabas com coda nasal, produzidas por jovens e adultos em processo de alfabetização. Analisamos a posição de coda silábica nasal através de cinco propostas de escrita, considerando as diferentes vogais que preenchem o núcleo da sílaba, a tonicidade da sílaba e as suas possibilidades de representação gráfica. Observa-se que as grafias não-convencionais encontradas nos dados levantados podem ser explicadas a partir do trânsito do sujeito escrevente por práticas orais e letradas, uma vez
que, em sua produção escrita, os sujeitos ancoram-se ora em características fonético-fonológicas dos enunciados falados, ora em características dos enunciados escritos, como as convenções ortográficas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-04-2016

Como Citar

Campos, P. B. B., Tenani, L. E., & Berti, L. C. (2016). Os registros não-convencionais da coda nasal em dados de EJA. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 40(2), 524–538. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1315

Edição

Seção

Aquisição da Escrita